13 novembro 2023

Dubai Airshow: 'Impulso incrível' faz com que as perspectivas do C-390 aumentem, diz CEO da Embraer


Por Craig Hoyle - FlightGlobal

A Embraer pretende encerrar um ano já excelente para o seu avião de transporte C/KC-390, garantindo encomendas adicionais, ao mesmo tempo que visa oportunidades de longo prazo no Oriente Médio.

Até agora, em 2023, a fabricante brasileira já entregou seis aeronaves KC-390 ao Brasil; entregou o primeiro exemplar de exportação à Portugal, membro da Otan; assim como, foi selecionada pela Áustria e entrou em negociações com a República Tcheca.

O bimotor C/KC-390 já foi selecionado por seis nações - Foto: Embraer Defesa & Segurança

Um primeiro exemplar para a Hungria também está em fase avançada de montagem, e a empresa está perto de finalizar um contrato com a Holanda, na sequência de uma seleção feita em 2022.

“Esperávamos um ano incrível e um impulso incrível para o C-390, e esses dois anúncios [de Viena e Praga] são resultado do esforço que estamos fazendo”, disse o presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, João Bosco da Costa Junior, ao FlightGlobal.

 

“Os clientes estão reconhecendo a capacidade da aeronave e a capacidade das soluções que oferecemos a eles. O C-390 está enfrentando um momento completamente diferente.”

A Força Aérea Brasileira ultrapassou recentemente 10.000 horas de voo com sua frota de KC-390, que chegará a 19 unidades. A Embraer cita uma taxa de disponibilidade operacional de 80% para a frota em serviço e uma taxa de conclusão de missão superior a 99%.

“Temos muitas outras conversas em andamento”, diz Costa Junior sobre as perspectivas de vendas da empresa. “Esperamos receber um anúncio da Coreia do Sul o mais tardar no final deste ano”, acrescenta, referindo-se à aquisição da aeronave de transporte por Seul para o seu Programa LTA II

Espera-se que a necessidade seja de três aeronaves, com o C-390 enfrentando o C-130J da Lockheed Martin, um modelo já operado pela Força Aérea da República da Coreia.

“O Dubai Airshow é uma oportunidade muito importante para demonstrarmos as capacidades da Embraer, mas para Embraer Defesa & Segurança é um show incrível, porque é muito importante para nós atender clientes da região – e da Ásia também”, diz Costa Júnior.

Embraer exibe o KC-390 no Dubai Airshow - Foto: BillyPix

No ano passado, a Embraer estabeleceu uma parceria com a BAE Systems do Reino Unido para promover o seu avião de transporte militar em Riade. "A Arábia Saudita é um mercado muito importante para nós e estamos a investir muito nesta parceria estratégica", afirma.

Além disso, ele descreve os Emirados Árabes Unidos – que atualmente voam C-130 antigos – como “um país muito importante para nós”.

"Fizemos duas demonstrações do C-390 aos Emirados Árabes Unidos. Eles avaliaram muito o nosso avião. Estamos em contato com várias partes interessadas e estamos a fornecer-lhes todas as informações sobre o nosso avião".

"O avião poderá desempenhar um papel muito importante nos Emirados Árabes Unidos", acrescenta.

Várias características poderiam atrair operadores como a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos, incluindo o seu design robusto.

“A aeronave pode pousar e decolar de uma pista não pavimentada em um ambiente totalmente austero. Essas são algumas das preocupações [operacionais] que vêm dos países da região do Oriente Médio”, observa Costa Junior.

A Holanda, entretanto, parece estar perto de consolidar o seu acordo para cinco C-390, que também incluirá alguma cooperação com a Áustria em áreas como a formação.

“Estamos numa fase final com eles [a Holanda], não havendo grandes discussões a fazer”, diz Costa Junior. “Estamos em boa forma e esperamos ter a assinatura deste contrato o mais tardar no primeiro trimestre de 2024.” O acordo também abrangerá os quatro C-390 da Áustria.

No entanto, as suas ambições não param por aqui. Em parceria com o L3Harris, a unidade de defesa da Embraer também está promovendo o potencial de uma versão “Agile Tanker” do KC-390, equipada com lança de reabastecimento em voo para a Força Aérea dos EUA.

Tradução e Adaptação: Defesa Brasil Notícias
FONTE: FlightGlobal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também