18 outubro 2023

C-390 Millennium operado pela FAB completa 10 mil horas de voo


São José dos Campos, SP – 18 de outubro de 2023 – O C-390 Millennium, a mais moderna aeronave de transporte tático militar de nova geração, acaba de chegar às 10 mil horas de voo junto à Força Aérea Brasileira (FAB). Este significativo marco foi alcançado em apenas quatro anos após a entrada em operação do primeiro C-390 com as cores da FAB. A atual frota de seis aeronaves apresenta uma disponibilidade operacional de cerca de 80%, com taxa de conclusão de missão acima de 99%.

“O C-390 tem comprovado sua capacidade e confiabilidade em cada dia de operação. Com ótimo desempenho em missões de diferentes objetivos, a plataforma multimissão tem se tornado cada vez mais a espinha dorsal da mobilidade da Força Aérea Brasileira. A excelência na operação do C-390 tem atraído o interesse de muitos potenciais clientes em todo o mundo”, afirma Bosco da Costa Junior, Presidente & CEO da Embraer Defesa & Segurança.

“Do projeto até a concepção, o KC-390 Millennium da Embraer, empresa brasileira de potência mundial, tem nos proporcionado muito orgulho. É por meio desta aeronave que a nossa Força Aérea Brasileira já cumpriu, e segue cumprindo, as mais diversas missões de transporte, seja no Brasil durante a Operação Covid-19, ou fora dele, por meio de outras operações, como a repatriação de brasileiros na Ucrânia e em Israel ou lançando cargas na Antártida. Celebrar este marco, de 10.000 horas voadas pelo KC-390, representa o compromisso e a dedicação da Força Aérea Brasileira e da Embraer. Com seu desempenho excepcional e versatilidade comprovada, o KC-390 se tornou a principal aeronave de mobilidade aérea da FAB. Estamos orgulhosos de fazer parte desta conquista e do reconhecimento global que o vetor tem recebido. Parabéns a todos os envolvidos nessa jornada de sucesso”, afirma o Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB).

O C-390 Millenium é uma aeronave de transporte tático militar multimissão de excelência, oferecendo mobilidade incomparável. A plataforma alia alta produtividade e flexibilidade de operação a baixos custos operacionais, o que é uma combinação imbatível.

O C-390 pode transportar mais carga (26 toneladas) em comparação a outras aeronaves militares de transporte de sua categoria, e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões de logística, transporte e lançamento cargas e tropas, evacuação aeromédica, busca e resgate, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas.

A configuração de reabastecimento aéreo, denominada KC-390, já comprovou suas capacidades em operações da FAB, tendo reabastecido diferentes modelos de caças e também tendo recebido combustível de outro KC-390, a partir de pods instalados sob as asas.

A plataforma multimissão têm encomendas de Portugal e Hungria, ambos países membros da Otan. Além disso, Holanda, Áustria e República Tcheca já anunciaram a escolha pelo C-390.


Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer completa 50 anos de atuação nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança, Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde que foi fundada, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

FONTE: Embraer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também