20 setembro 2023

MD da Áustria confirma escolha do C-390 como sucessor do Hercules

Em coletiva de imprensa, ministra da defesa informou que a Áustria pretende adquirir 4 jatos de transporte militar C-390 da Embraer



Por Fernando "Nunão" De Martini - Poder Aéreo

Nesta quarta-feira, 20 de setembro de 2023, foi realizada uma coletiva de imprensa das Forças Armadas da Áustria para anunciar a escolha do jato de transporte militar C-390, da brasileira Embraer, como sucessor das aeronaves C-130 Hercules atualmente em operação na Força Aérea Austríaca.

A ministra da defesa Klaudia Tanner anunciou a escolha ao lado do general Harald Vodosek, informando que todos os planejamentos futuros focarão no C-390 como sucessor do Hercules, que esteve em serviço nas forças armadas do país nos últimos 20 anos. As informações foram divulgadas em nota publicada no site das Forças Armadas da Áustria.

A entrega do primeiro exemplar, após o resultado bem-sucedido das negociações, será possível entre 2026 e 2027. Mais detalhes a seguir.

“O único que cumpre todos os nossos requerimentos”


Segundo a ministra, a decisão está de acordo com o mote “missão à frente”, e se trata de “mais um grande marco para nossa Força Aérea”. Tanner afirmou: “Desde 2003, os três aviões Hercules completaram muitas missões e sempre foram um meio de transporte confiável para nossos soldados. Agora é hora do Embraer C-390 substituir o C-130 Hercules.”

Sobre o jato da Embraer, ela também disse que é “o único na categoria de 20 toneladas que cumpre todos os nossos requerimentos” e que a aquisição é “um grande passo à frente para forças armadas modernas e, por consequência, mais segurança para a população austríaca”.

Os novos jatos de transporte serão operados na mesma base onde hoje estão os Hercules, em Linz/Hörsching.


Programa visa adquirir 4 exemplares do C-390


Ainda conforme a nota, o programa para encontrar um sucessor do Hercules foi iniciado em 2021, e tem como objetivo adquirir quatro exemplares da aeronave selecionada para garantir a disponibilidade. Os aviões C-130 austríacos foram adquiridos usados, há 20 anos, e atualmente estão com 56 anos, necessitando de manutenção dispendiosa.


A nota destacou que o custo unitário dos novos jatos está entre 130 e 150 milhões de euros e que o C-390 foi escolhido por Brasil, Portugal e Hungria. Ainda segundo a nota, o C-390 pode transportar até 80 pessoas e cria oportunidades de cooperação para compras mais “custo-efetivas”, além da criação de sinergias, por exemplo, em treinamento, estando em negociação uma desejada colaboração com a Holanda.

Detalhes adicionais em nota “FAQ”


Além da notícia sobre a coletiva de imprensa, o site das Forças Armadas da Áustria (Bundesheer) também divulgou uma nota no estilo “FAQ” (questões frequentemente perguntadas, na sigla em inglês), trazendo mais alguns detalhes sobre a escolha do jato C-390 da Embraer. A nota traz respostas a 15 questões – porém, como boa parte das informações são repetidas em relação às divulgadas na coletiva de imprensa, e já mencionadas acima, traremos a seguir apenas alguns detalhes adicionais, como o da cooperação com a Holanda.

O planejamento de aquisição de quatro aeronaves segue o esquema de 3 compras mais 1 opção de compra. Essa quantidade é necessária para a disponibilidade, a qualquer tempo, para realizar as missões. A experiência acumulada com três aviões C-130 mostrou não ser possível a disponibilidade permanente com o atual número. A expectativa é operar os novos jatos por 30 anos.

A nota menciona diversas capacidades pretendidas que apenas o C-390 se mostrou capaz de cumprir, na categoria de 20 toneladas de carga: potência, velocidade, quantidade de passageiros (80), carga paga, equipamentos aviônicos, além de poder transportar a viatura “Pandur Evolution” com estação de armamento. Também foi destacada a capacidade de voo noturno e de uso no combate a incêndios, com a aquisição de sistemas (conteineres) com essa finalidade.


Cooperação com a Holanda


Ainda segundo a nota “FAQ”, não houve um processo de competição (tender) nessa escolha porque o Ministério da Defesa estava procurando um parceiro com o qual a cooperação fosse possível, em todas as áreas. O objetivo é trabalhar de maneira “custo-otimizada” ao longo de todo o ciclo de vida do sistema. Essa decisão se dá porque nenhuma cooperação com nações parceiras, segundo o ministério, pode ser estabelecida num processo de competição. Entre os exemplos de cooperação, está o uso conjunto de simuladores de voos, otimização de armazenamento ou modificações no ciclo de vida.

Entendendo que a cooperação é fundamental, o Ministério da Defesa afirmou ter encontrado na Holanda o parceiro disposto a cooperar com as Forças Armadas da Áustria em todas as áreas de operação do sistema de transporte aéreo. Dado que os Países Baixos desejam adquirir uma quantidade de aviões C-390, os quais também atendem aos requerimentos austríacos, o objetivo é obter essas aeronaves como parte de uma cooperação.

Prazo de entrega, infraestrutura e benefícios econômicos


Logo que as negociações de contrato sejam concluídas, a produção das aeronaves começará, o que leva entre 24 e 36 meses. Prevê-se, assim, que a entrega do primeiro exemplar seja possível entre 2026 e 2027, após negociações bem-sucedidas.

A atual infraestrutura será adaptada ou expandida para atender a todos os requerimentos e para operação do futuro sistema de transporte aéreo. A base será, como já mencionado, Linz/Hörsching. Um pacote inicial para “retreinar” pilotos e técnicos será levado em conta nas negociações contratuais.

Sobre operadores do jato C-390, a nota informa que, além do Brasil e Portugal e da encomenda húngara (feita em novembro de 2020) existe a possibilidade de cooperação extensiva com parceiros da União Europeia, entre outros. A economia austríaca será beneficiada porque a Embraer mantém relações com a indústria aeronáutica austríaca e com a Câmara Austríaca de Comércio. Além disso, a Austrian Airlines opera um total de 17 aviões Embraer 195.


ATUALIZAÇÃO 
sobre futura assinatura do contrato (12h)Segundo a agência de notícias Reuters, durante a coletiva de imprensa desta manhã de quarta-feira, a ministra da Defesa da Áustria informou um prazo para a assinatura do contrato.

A ministra declarou que um contrato para a encomenda das aeronaves C-390 deverá ser assinado no primeiro semestre de 2024.

Também segundo a Reuters, as ações da Embraer subiram 2,85% na abertura do mercado, com o anúncio da escolha austríaca.

FONTE: Poder Aéreo

Leia mais



Nota da Embraer sobre a escolha do C-390 pela Áustria


Ministério da Defesa austríaco seleciona o C-390 Millennium como seu novo avião de transporte militar


O Ministério da Defesa austríaco anunciou hoje a decisão de selecionar a aeronave C-390 Millennium como sua nova solução de transporte tático. A Embraer tem a honra de ser escolhida para apoiar esta importante Força Aérea na Europa.

A Áustria junta-se ao Brasil, Portugal, Hungria e Holanda como futuro operador da plataforma multimissão C-390 Millennium, uma aeronave que está a redefinir rapidamente os padrões de transporte tático no mercado mundial de defesa.

A Embraer está pronta para apoiar o Ministério da Defesa e Força Aérea Austríaco no atendimento aos exigentes requisitos de seu processo de aquisição e preparada para fortalecer ainda mais o relacionamento com esta nação.

Divulgação: Embraer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também