15 novembro 2023

Grupo EDGE fornecerá sistemas antinavio MANSUP para a Marinha do Brasil


Por Redação Forças de Defesa

Dubai, Emirados Árabes Unidos –14 de novembro de 2023: EDGE, um dos principais grupos de tecnologia avançada e defesa do mundo, anunciou a venda de mísseis antinavio nacionais de superfície de alcance estendido (MANSUP-ER) e a venda dos mísseis da versão de alcance mais curto do sistema avançado, para a Marinha do Brasil, em um negócio no valor de aproximadamente AED 0,6 bilhão (US$ 163 milhões).

A Carta de Intenções (LOI) foi oficialmente assinada no estande da EDGE no Dubai Airshow, atualmente em andamento no Dubai World Central, e foi assinada por Mansour AlMulla, Diretor Geral e CEO do Grupo EDGE, e Contra-Almirante Marcelo Menezes Cardoso, Diretor de Sistemas de Armas da Marinha do Brasil.

Mansour AlMulla, Diretor Geral e CEO do Grupo EDGE, disse: “O EDGE está continuamente ampliando os limites para se tornar um importante player do mercado em sistemas de defesa de alta tecnologia. Nossas parcerias em expansão no Brasil, especialmente com a Marinha do Brasil, estão nos permitindo alavancar nossa experiência e conhecimento para desenvolver capacidades avançadas de defesa e outras tecnologias relacionadas em vários domínios. Estamos confiantes de que o sistema MANSUP-ER irá perturbar o domínio mantido durante anos pelas soluções existentes.”


Codesenvolvidos com a Marinha do Brasil e o especialista brasileiro em armas inteligentes e sistemas de alta tecnologia, SIATT, no qual o EDGE tem participação de 50%, os sistemas EDGE MANSUP-ER foram desenvolvidos para atender aos requisitos de defesa da Marinha dos Emirados Árabes Unidos, programa Fragatas da Marinha do Brasil e para exportação internacional. O EDGE está atualmente em discussões avançadas com vários clientes potenciais para o míssil superfície-superfície de longo alcance, que possui capacidades adaptativas de navegação marítima, tem um alcance de 200 km e está equipado com orientação inercial e radar ativo. As soluções MANSUP estão passando por testes intensivos pela frota naval do Brasil e, eventualmente, também serão adaptadas para integração em sistemas aéreos e terrestres selecionados.

O Contra-Almirante Marcelo Menezes Cardoso, Diretor de Sistemas de Armas da Marinha do Brasil, acrescentou: “Hoje é um marco significativo no fortalecimento da parceria entre a Marinha do Brasil, SIATT e EDGE, ao assinarmos esta carta de intenções para o fornecimento de nossos mísseis antinavio MANSUP-ER avançados. Esta colaboração é uma prova do nosso compromisso conjunto com a inovação no codesenvolvimento de tecnologia de defesa de última geração para melhorar as nossas capacidades navais e salvaguardar os nossos interesses marítimos.”

O acordo é o primeiro a surgir  de cooperação assinado pela EDGE e pela Marinha do Brasil na exposição de defesa LAAD no Rio de Janeiro, em abril deste ano, para o codesenvolvimento de tecnologia avançada de mísseis antinavio de longo alcance, como parte do  projeto nacional de mísseis antinavio MANSUP, para o qual a SIATT fornece os sistemas de orientação, navegação, controle e telemetria.

FONTE: Grupo EDGE, via Poder Naval

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também