08 junho 2022

Projeto de construção do novo NApAnt será conduzido pela EMGEPRON


A construção do novo Navio de Apoio Antártico (NApAnt) da Marinha do Brasil será gerenciada pela EMGEPRON e proporcionará incentivo ao desenvolvimento tecnológico e à indústria naval brasileira, com a aquisição dos equipamentos e sistemas científicos, além dos planos de gestão do ciclo de vida para o referido navio.

O projeto de construção do NApAnt prevê a obtenção de um meio naval para apoiar logisticamente o Programa Antártico Brasileiro (Proantar) e contribuir para a segurança da navegação na região Antártica. O Navio de Apoio Antártico irá substituir o Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel” no abastecimento e no auxílio das pesquisas da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).

A Polar-1 Construção Naval SPE Ltda é o nome da Sociedade de Propósito Específico (SPE), formada pelo Estaleiro Jurong Aracruz Ltda (EJA) e pela Sembcorp Marine Specialised Shipbuilding, foi criada a partir do resultado da concorrência promovida pela Marinha do Brasil, visando a obtenção do NApAnt.

A negociação contratual com a SPE Polar-1 está sendo conduzida pela EMGEPRON, que cumprirá os devidos trâmites legais e condições estipuladas na Request for Proposal (RFP) para a assinatura do contrato, previsto para ocorrer em meados deste ano. O NApAnt será construído no EJA, com índice mínimo de conteúdo local de 45%. O Programa tem a expectativa de gerar cerca de 600 empregos diretos e mais de 6.000 indiretos.

FONTE: Emgepron

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também