09 abril 2021

Museu Militar do Comando Militar do Sul (MMCMS) se prepara para receber em seu acervo o Blindado Renault FT-17


De origem Francesa, o Renault FT foi um dos primeiros tanques de guerra fabricados no mundo. Leve, rápido e fácil de ser produzido, operado, mantido e reposto, o Renault FT foi o mais bem sucedido tanque utilizado pelas unidades aliadas durante a I Guerra Mundial, entre as quais serviram os militares brasileiros na frente ocidental durante a missão militar de 1918.

Foi o primeiro tanque do Exército Brasileiro, em uso na Companhia de Carros de Assalto, sob o Comando de José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, em 1921.




A viatura está sendo doada pelo Centro de Instrução de Blindados, como parte das Comemorações dos 100 anos dos Blindados no Brasil. Restaurado e preparado pelo Parque Regional de Manutenção 3 (Pq R Mnt/3), o pioneiro dos Blindados tão logo esteja pronto virá para o Museu Militar, a fim de fazer parte do seu mais novo acervo histórico. O transporte de Santa Maria para Porto Alegre contará com o apoio da equipe do 8° Batalhão Logístico (8ºBLog).

É o Exército Brasileiro investindo em Cultura e Conhecimento.

Fotos: Divulgação

História - Renault FT-17


Os carros de combate francês Renault FT-17 foram os primeiros blindados adotados pelo Exército Brasileiro, em 1921

Oriundo de um projeto de grande sucesso foi levado adiante por Louis Renault em colaboração com o General Jean-Baptiste Eugene Estienne, o Renault FT-17, designação que deriva da abreviatura de Char de Faible Tonnage modelo do ano de 1917- (em tradução literal Tanque de Baixa Tonelagem). Leve e muito avançado para a época, o pequeno FT-17 era uma máquina extraordinária. Os testes com os protótipos começaram em abril de 1917, apenas cinco meses depois de seus desenhos ficarem prontos.

Possuíam uma blindagem em aço, com 22 mm de espessura, pesavam cerca de 6,5 toneladas e eram propelidos por um motor Renault de 4 cilindros, a gasolina, com potência de 39 hp, que lhes possibilitava atingir uma velocidade máxima de 7,5 km/h. Seu armamento ficava instalado em uma torre com giro independente em 360º. Sua guarnição era formada por dois tripulantes: o motorista e o comandante, que também desempenhava a função de atirador.

Além das versões de combate, o chassi contemplava uma família ampla, formada pelo carro projetor, unidade de telegrafia sem fio (rádio), tracionador de balão de observação, transportador de ponte, fumígeno e lança-chamas.

Seu batismo de fogo ocorreu em 31 de maio de 1918, na primeira guerra mundial, e o emprego em massa foi em 18 de julho do mesmo ano.

O FT-17 foi um modelo revolucionário pelas seguintes razões:
  • Possuía uma torre com giro de 360º e duas opções: canhão Puteaux de 37 mm ou metralhadora Hotchkiss de 8 mm;
  • sua arquitetura de construção se torna uma referência entre os blindados: motor na traseira, torre no centro e sistema de direção à frente;
  • O projeto contemplou, desde o início, uma diversificada família de modelos sobre o mesmo chassis.

Com a criação da Companhia de Carros de Assalto, em 26 de maio de 1921, sob o comando do Capitão José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, o Brasil tornou-se o pioneiro da arma blindada na América do Sul.

Na imagem, podem ser vistas as viaturas Renault FT-17, com armamentos Hotchkiss e Puteaux dos franceses, adquiridas pelo EB e que chegaram ao Brasil em 1921

Na imagem, a primeira aparição da Companhia de Carros de Assalto, em 25 de agosto de 1922, no Campo de São Cristóvão, Rio de Janeiro

O Exército Brasileiro adquiriu doze unidades em 1921: seis equipados com torre fundida (Berliet), armados com canhões Puteaux calibre 37mm, cinco equipados com torre octogonal rebitada, armados com metralhadoras Hotchkiss calibre 7mm, e um modelo “TSF” (“Telegrafia Sem Fio”), sem torre giratória e destinado à comunicação com os escalões superiores.

Estes carros formaram a Companhia de Carros de Assalto, na Vila Militar, no Rio de Janeiro (então Distrito Federal), tornando o Brasil pioneiro no emprego da arma blindada na América do Sul. A Companhia era considerada uma tropa independente, adida à 1ª Divisão de Infantaria, e o ingresso nela era aberto a oficiais de todas as armas.

Em 3 de novembro de 1921, ocorreu o primeiro exercício de blindados em conjunto com a aviação militar na Vila Militar do Rio de Janeiro. Em 21 de janeiro de 1932, a companhia foi extinta, mas alguns blindados participaram da revolução de 1932 para proteção de pontes e para atacar ninhos de metralhadoras.

A companhia de Carros de Assalto foi organizada em quatro seções. Os FT-17 chegaram no Brasil pintados de marrom escuro, mas em 1925 foram pintados na cor verde oliva. Na traseira do carro estava pintado o emblema da unidade e o nome do carro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também