09 abril 2021

Grupo Aeronaval de Manutenção finaliza a recuperação da aeronave AF-1B N-1001


O Grupo Aeronaval de Manutenção (GAerNavMan) finalizou a manutenção da aeronave AF-1B, N-1001, do 1° Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque, após 1711 dias em solo. Sua última decolagem foi em 26 de Julho de 2016 e, ao realizar voo de formatura a baixa altura, simulando ataque a Navio, ocorreu um acidente. Na ocasião, as aeronaves, N-1001 e N-1011, colidiram, o que não só resultou em consideráveis danos estruturais, como na inestimável perda do Capitão de Corveta Igor, o Falcão 60, a bordo da aeronave N-1011.

O GAerNavMan, com o apoio do Comando da Força Aeronaval e EMBRAER, através da assinatura de contrato de reparo pós acidente, pôde executar a recuperação da aeronave, realizando os serviços de análise de engenharia e estruturas; execução de SDLM; reparo do cone de cauda; e reparo estrutural e dos sistemas modernizados. Além disso, com o apoio do Parque de Material Aeronáutico (PAMA-SP), da FAB, foi executada a verificação dos reparos realizados por ensaios não destrutivos, inspeção de raio-x e tratamento de corrosão na região interna da asa e áreas afetadas.

O voo, ocorrido dia 01 de abril de 2021, trouxe a aeronave 1001 de volta à operação e representa, apesar das feridas, a superação de desafios. Ao Capitão de Corveta Igor, Falcão 60, nossas homenagens póstumas. A ele dedicamos essa conquista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também