19 outubro 2023

Marinha Argentina terá P-3C


Por Ignacio V. Mansini

No dia 17 de outubro, a bordo da fragata-museu ARA Sarmiento, foi assinado o contrato para aquisição de três aeronaves de patrulha P-3C Orion e um P-3N de busca e salvamento pertencentes à Real Força Aérea Norueguesa (RNoAF).

A cerimônia contou com a presença do Minsitro da Defesa, Jorge Taíana, do Chefe do Estado-Mayor da Armada, Almirante Julio Guardia, do Comandante da Aviación Naval, Comodoro de Marina Juan Mercatelli, pelo diretor da Norwegian Defense Material Agency – NDMA, Magnus Hansvold, e pelo Embaixador da Noruega na Argentina, Halvor Saetre.


As negociações haviam sido iniciadas em março de 2022, quando a RNoAF anunciou a obtenção do Boeing P-8 Poseidon para substituir seus P-3C.

Em termos de vida útil, as células adquiridas têm ainda cerca de 17.000 horas de voo pela frente. Vale lembrar que o único P-3B operacional da Aviación Naval (matrícula 6-P-56) encontra-se desde 2015 na Fábrica Argentina de Aviones – FAdeA para uma revisão, mas até o momento, por problemas orçamentários, os trabalhos se encontram apenas 70% concluídos.

A chegada do primeiro P-3C está prevista para dezembro de 2023, e todos os aviões serão trasladados em voo a partir dos Estados Unidos, onde estão armazenadas desde que deram baixa, em junho passado. 

O contrato também inclui um substancial pacote de peças de reposição, e um grupo de pilotos argentinos já se encontra nos EUA realizando cursos de adaptação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também