19 outubro 2023

Primeiro KC-390 Millennium na configuração Otan entra em serviço na Força Aérea Portuguesa

Aeronave multimissão é a primeira a operar fora do Brasil



Beja, Portugal, 19 de outubro de 2023 – O primeiro KC-390 Millennium da Força Aérea Portuguesa (FAP) entrou em serviço hoje na Base Aérea de Beja. A aeronave foi aprovada de acordo com os critérios requeridos pela Autoridade Aeronáutica Nacional (AAN), de Portugal, e conta com os equipamentos padrão da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) já integrados após uma extensa campanha de testes realizados em Portugal, num esforço conjunto entre Embraer, OGMA e FAP. Em 2019, a FAP encomendou cinco aeronaves C-390, um pacote completo de suporte e serviços e um simulador de voo. A entrada em serviço ocorreu após cerimônia realizada na última segunda-feira (16), na unidade da Embraer em Gavião Peixoto, Brasil.

“Esse é um momento muito especial, em que testemunhamos a entrada em serviço do primeiro C-390 Millennium a operar fora do Brasil. A Força Aérea Portuguesa é uma parceira estratégica para a Embraer, que nos apoiou desde o início da internacionalização do C-390 Millenium. Seguiremos trabalhando juntos para avançar ainda mais em nossos projetos de longo prazo”, afirma Walter Pinto Junior, COO da Embraer Defesa & Segurança.

“A entrada em serviço desta aeronave constitui um momento de grande importância para a Força Aérea e para Portugal, na medida em que concretiza o desenvolvimento e produção de uma aeronave com múltiplas valências e capacitada para os mais exigentes cenários operacionais. Os requisitos estabelecidos pela Força Aérea Portuguesa adicionam ainda mais tecnologia e capacidade”, afirma o Brigadeiro-General João Nogueira, Presidente da Missão de Fiscalização e Acompanhamento do Programa KC-390.


A aeronave de transporte tático militar multimissão oferece mobilidade incomparável, aliando alta produtividade e flexibilidade de operação a baixos custos operacionais, o que é uma combinação imbatível. O C-390 pode transportar mais carga (26 toneladas) em comparação a outras aeronaves militares de transporte de sua categoria, e voa mais rápido e mais longe. A plataforma multimissão é capaz de realizar uma ampla gama de missões como transporte e lançamento cargas e tropas, evacuação aeromédica, busca e resgate, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas (ou seja, incluindo terra compactada, solo e cascalho).


A configuração de reabastecimento aéreo, denominada KC-390, já comprovou suas capacidades em operações da Força Aérea Brasileira, tendo reabastecido diferentes modelos de caças e também outro KC-390, a partir de pods instalados sob as asas. O KC-390 é a única aeronave na sua categoria atualmente em operação capaz de realizar tal missão.

Portugal é o maior parceiro internacional do Programa C-390 Millennium e a sua participação no desenvolvimento e na produção da aeronave é reconhecida como tendo tido um impacto econômico positivo na criação de empregos, novos investimentos, aumento de exportações e avanços tecnológicos. Além de Portugal, a plataforma multimissão tem encomendas do Brasil e da Hungria e já foi selecionada por Holanda, Áustria e República Tcheca.


Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer completa 50 anos de atuação nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança, Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde que foi fundada, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

FONTE: Embraer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também