13 abril 2023

GRIPEN E: Reuniões estratégicas marcam segundo dia da LAAD 2023

Na pauta, foram discutidas as ações futuras relacionadas à produção da Aeronave Gripen E no Brasil



No segundo dia de participação na LAAD 2023, o Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno recebeu, no estande da FAB, o CEO da SAAB Micael Johansson. Durante o encontro, foram discutidos assuntos estratégicos que envolvem a parceria entre a Força Aérea e a SAAB relacionados à produção dos caças Gripen E na sede da Embraer em Gavião Peixoto (SP) ainda neste mês de abril.

Por ser a maior feira de segurança e defesa da América Latina é de fundamental importância que se discutam assuntos que incrementem a segurança nacional. Neste sentido, Micael Johansson destacou o trabalho realizado em conjunto com a Força Aérea que resultaram na entrega das aeronaves Gripen ao Brasil o que, consequentemente, fortalecem a defesa aérea brasileira.


Em reunião com o Comandante da FAB, o Tenente-Brigadeiro Damasceno, Micael Johansson salientou que a LAAD 2023 é uma grande oportunidade de fechar negócios e firmar parcerias, como ocorre com a Força Aérea. Além disso, Micael ressaltou que o encontro de hoje foi fundamental para que se discutissem as ações relacionadas a produção do Gripen do Brasil. "Eu acredito que esta é uma excelente edição para fecharmos negócios, principalmente pelo fato de podermos conversar sobre assuntos estratégicos que envolvam a produção e implementação do Gripen no Brasil", disse.


Em seguida, o Comandante do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1° GDA – Esquadrão Jaguar), Tenente-Coronel Gustavo de Oliveira Pascotto e o Vice-Presidente e Diretor Global da SAAB, Mikael Franzén, ministraram uma palestra sobre o Programa Gripen no Brasil e o processo de implantação da aeronave na Base Aérea de Anápolis (BAAN), finalizado neste mês.

“É claro que a parceria com a Força Aérea nos faz poder estar à frente em relação à expansão dos nossos negócios. O Gripen E é, realmente, a aeronave símbolo do maior programa de transferência de tecnologia da Suécia para o Brasil, com grande contribuição para o desenvolvimento da indústria de defesa nacional”, explica Mikael.

A parceria, entre SAAB e FAB, tem como resultado a aquisição de 36 aeronaves Gripen E – denominadas pela Força Aérea de F-39 Gripen – e, dessas, quatro já estão em operação no país, sendo implementadas pelo 1° GDA.

Segundo o Tenente-Coronel Gustavo, a implementação operacional do Gripen teve inicio em dezembro do ano passado, quando foram feitos alguns voos de treinamento. E, esse ano, a partir de março iniciaram-se novos cursos na BAAN para continuar a formação dos pilotos que começaram o curso na Suécia de maneira a especializa-los aos novos sistemas e sensores do Gripe E.

"O Gripen E é um caça inteligente que usa vários sistemas e sensores que por meio da fusão de dados oferece informações de alta capacidade totalmente fáceis de interpretação por parte do piloto o que auxilia na tomada de decisão", complementa.


Formação de Pilotos


Para a formação dos pilotos do F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira foi realizada uma série de treinamentos, divididos em etapas. Dos pilotos que realizaram o curso na Suécia, nos temos 10 pilotos especializados no Gripen C. E no momento, 6 deles iniciam a operação o Gripen E.


Reuniões


Ainda nesta quarta-feira, o Comandante da FAB também recebeu a Embaixadora da Suécia, Karin Wallensteen e demais autoridades estrangeiras. Além disso, visitou o estande da AEL Sistemas, onde pode conhecer as novas tecnologias de Centro de Comando de Controle (C2) modular e adaptável para ser empregado em salas de C2, centros de C2 ou em um C2 aeroembarcado.


Fotos: Sargento Müller Marin/ CECOMSAER
Vídeo: Sargento Neris/ CECOMSAER
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos
Edição: Agência Força Aérea

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também