13 abril 2023

Embraer amplia portfólio de radares nacionais

Empresa concluiu recentemente a fase de desenvolvimento do radar SABER M200 Vigilante
Também assinou contrato com o Exército Brasileiro para o início do desenvolvimento de um radar nacional de contrabateria



Rio de Janeiro – RJ, 13 de abril de 2023 – A Embraer está ampliando seu portfólio de radares nacionais, desenvolvidos ao longo dos últimos 15 anos em parceria com o Governo Brasileiro, com elevado conteúdo nacional, garantindo assim a soberania brasileira neste setor estratégico e essencial para o país.

Recentemente, a Embraer concluiu a fase de desenvolvimento do radar SABER M200 Vigilante, que agora encontra-se na fase de validação técnica e operacional. Assim, será possível o emprego tático em missões de interesse e necessidade do Governo Brasileiro, em especial para emprego em Vigilância e Alerta Aéreo Antecipado, além da prontidão para atender as mais diferentes demandas do mercado internacional de Defesa.

Outro importante passo foi a assinatura de contrato com o Exército Brasileiro para o início do desenvolvimento de um radar nacional de contrabateria, com vistas ao incremento da capacidade técnica e a ampliação do domínio de funcionalidades estratégicas, incluindo potencial parceria para o mercado internacional.

Durante na LAAD 2023, no Rio de Janeiro, a Embraer demonstrou alguns dos principais radares de seu portfólio. Além do mais recente desenvolvimento, o Radar M200 Vigilante, o Radar SABER M60 e SENTIR M20 também estiveram expostos na feira.

Dotado de alta versatilidade, o radar SABER M60 alia capacidade tática e confiabilidade para aplicações em Defesa Aérea de baixa altura, tendo sua mais recente versão atualizada 2.0 sido recentemente entregue ao Exército Brasileiro para compor as diversas unidades em ampla utilização na Defesa Antiaérea brasileira, em todo o território nacional, além do mercado internacional.

Já o radar SENTIR M20, trata-se de um sensor de vigilância de superfície com histórico de sucesso na vigilância da fronteira terrestre brasileira, como parte do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON). Atualmente utilizado em emprego móvel, fixo e transportável, o radar M20 tem demonstrado excelentes resultados no aumento da eficiência operacional, gerando potencial para atender o mercado internacional, além da expectativa de incremento das unidades para compor a expansão do projeto SISFRON.

Importante ainda destacar que a Embraer está em fase final de desenvolvimento e produção do protótipo atualizado do M200 Multimissão, tendo já superado os principais desafios tecnológicos deste relevante projeto de pesquisa e desenvolvimento, possuindo prontidão para emprego nos futuros projetos de Defesa Aérea de Média Altura e Médio Alcance do Governo Brasileiro.

A Embraer tem buscado ainda oportunidades de cooperação junto a Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira, visando aplicar as capacidades desenvolvidas nacionalmente em favor das necessidades específicas de cada Força. Nesse sentido, a Embraer assinou recentemente um acordo de cooperação técnica com a Marinha, em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, em Sistemas de Radares e Interferidores, pois ambas as instituições possuem reconhecidas competências e projetos nas áreas do acordo e estudarão, de forma colaborativa, soluções sustentáveis para o aumento da capacidade operacional da Força Naval com alto conteúdo tecnológico nacional.

FONTE: Embraer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também