30 novembro 2022

Caça Gripen E recebe o Certificado de Tipo Militar

A obtenção de um certificado de tipo militar para um avião de caça é algo único. Um marco que acrescenta mais um capítulo à história da aviação



Em novembro, a Saab obteve o Military Restricted Type Certificate (MRTC) para o Gripen E, que atesta que a aeronave atendeu a todos os requisitos de aeronavegabilidade e segurança de voo estabelecidos pelas autoridades militares suecas e brasileiras, representadas pela Inspetoria Militar Sueca de Segurança da Aviação (FLYGI) e Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) no Brasil. A certificação conjunta reflete a sinergia obtida por meio da cooperação técnica entre as duas autoridades.

Como o projeto agora está certificado, a Saab muda seu foco para o desenvolvimento e teste de novas funcionalidades. Para os clientes, este é um marco da maior importância, sendo uma etapa essencial para o Gripen entrar em operação.

Johan Segertoft, chefe de design do Gripen

“O fato de agora termos alcançado este importante marco, não é apenas um passo na história da aviação, é também, acima de tudo, um passo significativo para nossos clientes. Este é o resultado de um grande esforço de equipe que exige conhecimento, competência e perseverança para se obter. Projetar um avião de caça é o esporte de equipe definitivo”, diz Johan Segertoft, chefe do Gripen Design.

Cockpit do F-39 Gripen

FONTE: Saab, via Poder Aéreo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também