28 maio 2022

VBC Mrt 6X6 Guarani NEMO, a aposta finlandesa


Por Paulo Roberto Bastos Jr.

O Grupo Patria, maior empresa de defesa e segurança da Finlândia, apresentou ao Exército Brasileiro (EB) o seu moderno sistema NEMO 120 mm Mortar System. A torre remotamente controlada pode ser integrada na viatura blindada de combate – morteiro, média sobre rodas (VBC Mrt-MSR) 6X6 Guarani, do subprograma Projeto Viatura 6X6, que visa a dotar suas Brigadas Mecanizadas com um sistema de armas de alta mobilidade e grande poder de fogo.

Estiveram presentes militares do Centro Tecnológico do Exército (CTEx), Diretoria de Fabricação (DF), Arsenal de Guerra do Rio (AGR) e a Comissão de Absorção de Conhecimento e Transferência de Tecnologia na Iveco (CACTTIV), que ficaram muito impressionados com este sistema.

A Patria fará demonstrações de tiro na Finlândia em setembro, e depois uma apresentação nos Estados Unidos, onde esse sistema já foi demonstrado, despertando o interesse das forças armadas daquele país.

O projeto da Patria é 100% compatível com o Guarani (Imagem: Patria)

NEMO


O NEMO (“NEw MOrtar”) é um moderno sistema de morteiro de 120 mm, de retrocarga, remotamente controlado, modular e de alta precisão, que pode realizar disparos indiretos e diretos e ser instalado em diversas plataformas, como viaturas blindadas 8X8 ou 6X6, lanchas táticas e até mesmo contêineres, que podem ser instalados rapidamente em diversas viaturas.



O NEMO instalado no Patria 6X6 (Fotos: Patria)

Sua peça é versão mais leve do sistema AMOS (“Advanced MOrtar System”), que está em uso no Exército Finlandês desde 2013. O sistema NEMO já está em uso na Eslovênia (instalado no AMV), Arábia Saudita (LAV III) e Emirados Árabes Unidos (em embarcações táticas), e sua versão AMOS em blindados Finlândia e Suécia (CV90).

Patria Nemo Container (Imagem: Patria)

O sistema ainda dispõe do NEMO Training Simulator, um simulador de treinamento para o comandante e artilheiro do sistema de morteiro, equipado com hardwares e softwares utilizados no sistema real, como aplicativos para controle da torre e disparo, garra de controle, painéis de operação e displays, que garante um ambiente virtual VBS2 (“Virtual Battle Space”) de alta qualidade, cujas capacidades de rede permitem que todo um grupo de batalha, ou mesmo simuladores de diferentes tipos, podendo ser combinados no mesmo exercício, aumentando a capacidade de seus operadores a um custo muito mais baixo.

NEMO Training Simulator (Imagem: Patria)

Em 2020, o Exército dos Estados Unidos (US Army) e a Patria concordaram em conduzir vários testes e demonstrações em ambos os países, no âmbito do Programa Foreign Comparative Testing (FCT).

O Governo da Finlândia detém 50,1% do capital social da empresa, sendo os 49,9% restantes pertencendo à norueguesa Kongsberg Defence & Aerospace, entre as cem maiores empresas de defesa do mundo.

Versão apresentada é 100% compatível com a VBTP 6X6 Guarani e também poderá ser uma opção para a futura família de blindados sobre lagartas do EB, que já está em estudos e que visa à substituição dos carros de combate Leopard 1A5BR e VBTP M113BR.

Demonstração do Patria Nemo 120mm, em um blindado AMV, para o US Army, em 11 de setembro de 2019, no Red Cloud Range (Foto: US Army)

Especificações técnicas

  • Armamento principal: morteiro de 120 mm;
  • Sistema de tiro: automático, semi-automática ou manual (contingência);
  • Sistema de absorção: hidropneumático;
  • Armamentos secundários: Metralhadora e lançadores de granada fumígenas;
  • Peso total: 1.900 Kg (sistema completo);
  • Ângulo de giro: 360º;
  • Elevação: de -3º a + 85º;
  • Sistema de funcionamento da torre: Elétrico, mas com possibilidade de uso manual em emergências;
  • Capacidade de munição: de 50 a 60;


Veja também

Viatura Blindada de Combate Morteiro (VBC Mrt), a próxima versão do Guarani

VBC Mrt 6X6 Guarani, as novidades


Copyright © 2022 todos os direitos reservados

Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida ou transmitida em qualquer forma ou por qualquer meio, eletrônica ou mecanicamente, exceto nos termos permitidos pela lei, sem a autorização prévia e expressa do titular do direito de autor*.

*Sobre o Autor: Paulo Roberto Bastos Jr.
Engenheiro de automação e Pesquisador militar, especialista em blindados e forças motomecanizadas da América Latina e Caribe.

Nota do Defesa Brasil Notícias: Matéria reproduzida com autorização do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também