24 maio 2022

Brigada de Cavalaria Blindada é certificada como Força de Prontidão


Ponta Grossa (PR) – A 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (5ª Bda C Bld) realizou a certificação da Força de Prontidão (FORPRON) 2022 durante os dias 10 a 23 de maio. Neste ano, a fase construtiva e a viva ocorreram nas dependências do Campo de Instrução General Calasans (CIGC) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), ambos situados em Ponta Grossa.

A operação teve o enfoque no adestramento de ações ofensivas de uma Força-Tarefa (FT) nível unidade, envolvendo exercícios diurnos e noturnos. Segundo o Chefe da Seção de Operações da 5ª Bda C Bld, Major Alfredo Zandonadi de Jesus, a certificação contou com o apoio da Aviação do Exército, por meio da participação de uma seção de aeronaves de reconhecimento e ataque do 1º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx), localizado em Taubaté-SP, constituída por duas aeronaves de asa rotativa AS 350 L1 Esquilo.

A certificação da FORPRON envolveu todas as 12 organizações militares diretamente subordinadas à 5ª Bda C Bld, mobilizando cerca de 250 viaturas, sendo 108 blindadas, e mais de mil e duzentos militares.

“O desempenho das tropas foi elevado, dada a complexidade da manobra realizada durante a simulação viva. Após esse período de certificação, a FORPRON da 5ª Bda C Bld está pronta para seguir para a fase de prontidão”, ressaltou o Comandante da 5ª Bda C Bld, General Marcelo Goñes Sabbá de Alencar.

As tropas que compõem a FORPRON estão aptas a cumprir qualquer missão no território nacional, bem como, mediante ordem, atuar como força expedicionária ou, ainda, força de paz.






Fotos: ST Sebastiany, Cb Harmatiuki e Sd Matavelli
FONTE: 5ª Brigada de Cavalaria Blindada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também