25 maio 2022

Ataque noturno marca certificação da Força de Prontidão da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada


Ponta Grossa (PR) – A última etapa de certificação do 3º ciclo da Força de Prontidão (FORPRON) da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (5ª Bda C Bld) foi marcada por um exercício no terreno de alta dificuldade, realizado na madrugada da sexta-feira, dia 20 de maio.

O exercício movimentou a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), em Ponta Grossa, simulou um Ataque Noturno, com 108 viaturas blindadas, 144 viaturas não blindadas e 1.200 militares. O exercício, inédito para a 5ª Divisão de Exército (5ª DE), fará parte de todas as certificações a partir de agora.

"Foi um exercício extremamente emblemático para as forças operacionais. É uma operação muito difícil de ser realizada já na luz do dia, imagine então em condições adversas, como à noite. Foi um exercício de alta complexidade, mas realizado com êxito, com movimento tático no terreno muito bem coordenado e sincronizado", destacou o Comandante da 5ª DE, General de Divisão Castro.

No ataque noturno nível força-tarefa, foram três subunidades contra um inimigo em posição. As forças vetorizadas pelo Simulador de Apoio de Fogo deram uma noção real dos tiros e da eficiência do combate. O ataque foi realizado com uma operação de abertura de brecha, com forças de apoio e assalto, apoiadas com tiros de artilharia e morteiro.

“Esse Ataque Noturno, coordenado por uma força-tarefa com óculos de visão noturna, realmente certifica a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada como uma força de defesa, uma força potente, a mais potente da 5ª Divisão de Exército e uma das mais potentes do Exército. Não só certifica, como eleva o nível da Brigada, da Divisão e do Exército como um todo", apontou o Comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, General de Brigada Sabbá.

Foram 10 dias de intenso adestramento das tropas, com enfoque em ações ofensivas de uma força-tarefa, envolvendo exercícios diurnos e noturnos. As fases construtiva e viva ocorreram nas dependências do Campo de Instrução General Calazans e da EMBRAPA, ambos situados em Ponta Grossa.

A certificação contou com o apoio da Aviação do Exército e teve a participação de uma seção de aeronaves de reconhecimento e ataque do 1º Batalhão de Aviação do Exército, constituída por dois helicópteros Esquilo.

As tropas que compõem a Força de Prontidão estão aptas a cumprir qualquer missão no território nacional, bem como, mediante ordem, atuar como Força Expedicionária ou, ainda, Força de Paz.








Fotos: 5ª DE
FONTE: 5ª Divisão de Exército

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também