Publicidade

09 março 2022

Tropas da Aviação e da Brigada de Infantaria Leve verificam preparo em Taubaté (SP)


Taubaté (SP) – Como forma de conferir a prontidão permanente e a operacionalidade de suas tropas, os militares da Aviação do Exército (AvEx) e da 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel (12ª Bda Inf L Amv) participaram do apronto operacional, realizado no dia 7 de março, no pátio de estacionamento de aeronaves da Base de Aviação, em Taubaté. A atividade, que reuniu 1650 militares, marcou também o início do Exercício Aratu V, operação simulada para adestramento da 12ª Bda Inf L Amv, exercício que ocorre nas próximas semanas em Três Corações (MG).

O apronto operacional é a condição de preparo em que uma organização militar está pronta para ser empregada em missão de combate, com equipamentos, armamentos, viaturas, munições, suprimentos e demais fardos de materiais. “Cada vez mais a gente enxerga o fato de que precisamos de Forças Armadas ágeis, capazes, profissionais, adestradas e com recursos compatíveis com os desafios que temos no nosso Brasil. Esta atividade é importante para mostrar ao Brasil, para o nosso povo, que nós temos condição de atuar rapidamente com este poder de combate, com esta projeção de poder, em qualquer ponto do território nacional”, disse o Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.

A aeromobilidade orgânica da Força Terrestre em operações é proporcionada pelos meios da AvEx, que dispõe de helicópteros dos modelos Jaguar, Cougar, Pantera e Fennec. Foram empregadas no apronto 22 aeronaves. “A AvEx se constitui no módulo especializado da Força de Prontidão que, fruto do seu adestramento continuado, está pronta para ser empregada a qualquer momento, para cumprir qualquer missão”, explicou o Comandante de Aviação do Exército, General de Brigada Ricardo José Nigri.

Juntos, a 12ª Bda Inf L Amv e o Comando de Aviação do Exército compõem a Força Tarefa Aeromóvel Bandeirante. “A combinação da força de helicópteros com a tropa de infantaria leve é a tropa com maior projeção de poder de combate do Exército Brasileiro, utilizando seus meios orgânicos”, disse o Comandante da 12ª Bda Inf L Amv, General de Brigada Rodrigo Ferraz Silva.







Fotos: CAvEx
FONTE: 12ª Bda Inf L Amv

Nenhum comentário:

Postar um comentário