Publicidade

05 março 2022

Lançado o programa Tiger MkIII


Em nome das entidades de aquisição de material militar da França e da Espanha (Direction Générale de l’Armement e Dirección General de Armamento y Material, respectivamente), a OCCAR assinou contrato com a Airbus Helicopters para o desenvolvimento, produção e suporte inicial da variante modernizada do helicóptero de ataque Tiger, o Tiger MkIII.

O contrato inclui a modernização de 42 aeronaves para a França (com possibilidade de mais 25) e 18 para a Espanha, deixando em aberto a possibilidade de que futuramente a Alemanha se junte ao programa.

O voo inaugural está previsto para 2025, com as primeiros entregas à França em 2029 e à Espanha em 2030. O novo padrão permitirá que a plataforma seja conectada ao campo de batalha digital, permitindo a operação conjunta com plataformas tripuladas e não tripuladas.

O Tiger MkIII receberá a integração de visores de tiro Safran Strix NG, suíte de aviônicos Thales GNSS, sistema de visada montado no capacete Topowl DD, etc. A variante espanhola receberá também capacidade de comunicação por satélite e enlace Link 16. 

Além da torre de canhão no nariz, o armamento incluirá mísseis ar-superfície MBDA MAST-F (Future Tactical Air-to-Surface Missile) e ar-ar Mistral 3.


Fotos: Airbus Helicopters
FONTE: Revista Segurança & Defesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário