24 setembro 2021

Últimos A-29 Super Tucano nigerianos seguem para casa


O lote final de seis A-29 Super Tucanos com destino à Força Aérea da Nigéria (NAF) deixou os Estados Unidos e deve chegar à Nigéria no final do mês.

As seis aeronaves, de uma encomenda de 12, partiram da Base Aérea de Moody em 15 de setembro. Eles devem transitar pela Islândia, Escócia, Espanha e Argélia antes de chegar à Nigéria por volta de 24 de setembro.

As seis aeronaves, comandadas por pilotos americanos, são acompanhadas por uma aeronave de apoio Dornier 328 fornecida pela Sierra Nevada Corporation. O voo de entrega foi visto saindo de Goose Bay, no Canadá, no dia 17 de setembro, e chegou a Glasgow, na Escócia, no dia 19. Eles eram esperados a seguir em Zaragoza, Espanha.

Os primeiros seis Super Tucanos da NAF voaram pelo Canadá, Groenlândia, Islândia, Espanha e Argélia antes de chegar ao seu destino final na Nigéria no final de julho. Eles foram oficialmente colocados ​​ao serviço em 31 de agosto em Abuja.

Os 12 Super Tucanos foram adquiridos sob o programa de vendas militares estrangeiras dos EUA, Foreign Military Sales (FMS), de quase US$ 500 milhões, com a aeronave fabricada pela Embraer do Brasil e pela Sierra Nevada Corporation dos Estados Unidos.

A Embaixada dos Estados Unidos destacou que o negócio do Super Tucano com a Nigéria é o maior programa FMS na África Subsaariana. Inclui peças sobressalentes para vários anos de operação, suporte logístico de contrato, munições e um projeto de construção de vários anos para melhorar a infraestrutura da Base Aérea de Kainji.

Os Super Tucanos ajudarão a Força Aérea Nigeriana em sua luta contra organizações extremistas violentas, incluindo a Província do Estado Islâmico da África Ocidental.

Os A-29 da Nigéria são divididas em dois tipos da camuflagem: deserto e floresta


FONTE: defenceWeb, via Poder Aéreo

Nenhum comentário:

Postar um comentário