21 março 2021

Pq R Mnt/5 finaliza revitalização de viaturas blindadas

VBCOAP M109 A5

Curitiba (PR) – Após dois anos de intensos trabalhos, o Parque Regional de Manutenção/5 (Pq R Mnt/5) finalizou a revitalização de viaturas blindadas, referentes à Fase II do projeto de revitalização de blindados.

Já foram revitalizadas 20 unidades de Viatura Blindada de Combate Obuseiro Autopropulsado (VBCOAP M109 A5) e 19 unidades de Viatura Blindada de Transporte Especial Remuniciadora (VBTE Remun M992 A2).

A Fase II do projeto de revitalização foi dividida entre o Pq R Mnt/5 e o Pq R Mnt/3. Ao final, o total será de 38 unidades de VBCOAP M109 A5 e 28 unidades de VBTE Remun M992 A2.

VBTE Remun M992 A2

VBCOAP M109 A5

As 18 unidades do Obuseiro e 9 unidades da Remuniciadora ainda estão sendo recuperadas pelo Pq R Mnt/3, em Santa Maria (RS), que recebeu suprimento e apoio em capacitação do Pq R Mnt/5.

O Centro de Instrução de Blindados, o 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, ambos localizados em Santa Maria (RS), a Academia Militar das Agulhas Negras, sediada em Resende (RJ) e o 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, localizado em Curitiba (PR), já receberam viaturas da Fase II.

Ainda serão contempladas com as viaturas manutenidas no Pq R Mnt/5, o 29° Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, localizado em Cruz Alta (RS) e outras organizações militares a serem definidas pelo Estado-Maior do Exército.

Assim, o Exército Brasileiro prossegue na sua estratégia de ampliar a capacidade operacional, reestruturando a Artilharia de Campanha e provendo a Força Terrestre com uma viatura de performance adequada para o cumprimento da sua missão constitucional, contribuindo decisivamente para a geração de poder de combate.

Fase I


A primeira fase encerrou em dezembro de 2019, com a entrega ao Exército Brasileiro, pela empresa BAE Systems, de 32 VBCOAP M109 A5+BR modernizadas nos Estados Unidos.

Durante a Fase I, a equipe de engenheiros e sargentos mecânicos do Pq R Mnt/5 se capacitou para executar a Fase II, aproveitando sua larga experiência no Projeto de modernização da VBTP M113BR.

Fotos: Com Soc Pq R Mnt / 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também