05 outubro 2019

Obuseiros modernizados chegam ao porto de Rio Grande

M109 A5+ BR 155mm

O Exército Brasileiro recebeu 32 viaturas blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado (VBCOAP) M109 A5+ BR 155 mm, de fabricação norte-americana e modernizadas pela empresa BAE Systems.

A frota chegou na manhã desta sexta-feira (4) no Porto de Rio Grande e um comboio irá acompanhar o trajeto até Santa Maria. São quatro blindados M88 de socorro e 31 canhões blindados autopropulsados M109 A5. A PRF desde cedo acompanha a movimentação e fará escolta.


A aquisição desse material de Emprego Militar faz parte do Subprograma Estratégico – Sistema de Artilharia de Campanha (SAC) – e visa a transformação e modernização da Artilharia de Campanha, elevando a capacidade operacional do Apoio de Fogo da Força Terrestre.



O Obuseiro Autopropulsado M109 A5+ BR irá equipar o 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (3º GAC Ap) da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld) em Santa Maria, e o 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (5º GAC Ap) da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (5ª Bda Cav Bld), de Curitiba-PR.

O novo Obuseiro, de 25 toneladas e motor de 440 HP, tem capacidade de engajar alvos até o alcance máximo de 30 quilômetros, realizando tiro indireto. Possui sistema de navegação inercial e cadência máxima de quatro tiros por minuto.

Os 32 obuseiros M109 A5+ BR serão inicialmente concentrados em Santa Maria-RS, onde, até o final de novembro de 2019, será realizado o treinamento de militares que operarão o material, bem como os tiros técnico e operacional para a aceitação e o recebimento dos
blindados.



FONTE: Diário Popular via Forças Terrestres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também