09 fevereiro 2021

Com2ºDN apresenta Lanchas de Inspeção Naval Blindadas “Guaiúba” e “Caraúna”

Lanchas de Inspeção Naval Blindadas “Guaiúba” e “Caraúna” serão utilizadas em operações conjuntas com os órgãos de Segurança Pública do Estado da Bahia

O Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) apresentou as Lanchas de Inspeção Naval Blindadas (LINB) “Guaiúba” e “Caraúna” aos órgãos de segurança pública e à imprensa, em 8 de fevereiro. As embarcações de ação rápida com proteção balística e câmeras termais serão empregadas nas atividades de patrulhamento na Baía de Todos-os-Santos (BTS) e proximidades. O diferencial de velocidade, autonomia e manobrabilidade da lancha é capaz de oferecer, ainda, pronta e rápida resposta em apoio aos órgãos de segurança pública do estado, nas ações conjuntas para a fiscalização das águas interiores e o combate aos crimes transfronteiriços e ambientais.

A área marítima citada apresenta características específicas, marcadas por águas rasas, presença de altos fundos e, principalmente, de pedras. Tais situações representam risco e necessitam de embarcações com baixo calado, casco reforçado, dotado de resistência superior a impactos. A LINB é um tipo de embarcação tática blindada de alto desempenho, utilizada com sucesso em várias operações militares no mundo, por apresentar mobilidade tática e suporte de fogo em ambientes ribeirinhos e litorâneos. Construída com material de alto peso molecular, possui características exclusivas como retardo de chama, grande reserva de flutuabilidade (por seu casco ter densidade menor que a água) e elevada capacidade de absorção de choques, o que a diferencia das embarcações feitas em fibra de vidro e alumínio. A lancha possui ainda sirene tipo polícia, luzes de navegação e de sinalização estroboscópica e pode ser equipada com metralhadoras. Além disso, é dotada de radar digital de alcance compatível com a área de atuação, sensores e câmera termal, o que lhe permite atuar em operações noturnas.

Representantes das Forças de Segurança participaram da cerimônia de entrega das LINB, ao lado do Vice-Almirante Humberto

Um fato que agrega grande vantagem é que o sistema de blindagem das LINB compõe o projeto da mesma, não sendo uma mera adaptação. Sua blindagem suporta até tiros de fuzil. Na opinião do Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Humberto Caldas da Silveira Junior, as embarcações facilitarão a atuação com mais eficiência na área marítima da Baía de Todos-os-Santos e entorno, o que permitirá à sociedade contar com melhores serviços na área de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também