09 fevereiro 2021

Cmdo Art Ex realiza a inauguração do prédio de seu Quartel General e das instalações de sua Bateria de Comando


Formosa (GO) - No dia 4 de fevereiro, ocorreu, no Comando de Artilharia do Exército (Cmdo Art Ex), a cerimônia de inauguração do prédio de seu Quartel General e de sua Bateria de Comando.

Prestigiaram o evento o General de Divisão Rui Yutaka Matsuda, Comandante Militar do Planalto, o General de Brigada Marcelo Gurgel do Amaral Silva, Comandante de Artilharia do Exército, o General de Brigada Giuseppe Henriques Gouveia Dantas, Diretor de Obras Militares e o General de Brigada José Julio Dias Barreto, Gerente do Programa Estratégico do Exército ASTROS 2020.


O Comandante de Artilharia do Exército destacou que esta conquista é fruto do eficiente trabalho realizado pelo Comando do Exército, através do Estado-Maior, Departamento de Engenharia e Construção, Comando Militar do Planalto e 11ª Região Militar.

Salientou também que o Quartel General do Comando de Artilharia proporcionará a estrutura necessária para o planejamento e condução deste dissuasório meio de Apoio de Fogo da Força Terrestre.


O Comando de Artilharia do Exército é um Grande Comando de Artilharia concebido no escopo do Programa Estratégico do Exército ASTROS 2020. Sua criação faz parte do processo de transformação do Exército que visa ampliar as capacidades operacionais e o poder de dissuasão da Força Terrestre.

O Comando de Artilharia do Exército, inicialmente sediado em Porto Alegre (RS), é composto pelo 6º Grupo de Mísseis e Foguetes, pelo 16º Grupo de Mísseis e Foguetes, pelo Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes, pelo Centro de Logística de Mísseis e Foguetes e pela Bateria de Comando de Artilharia do Exército. Em sua nova sede, será o responsável pela Artilharia de Mísseis e Foguetes do Exército Brasileiro, empregando os mais modernos sistemas de defesa existentes no mundo como o Foguete SS 40, que possui alta precisão e alcance aproximado de 40 Km, e o Míssil Tático de Cruzeiro, com alcance de 300 Km.

ASTROS 2020

FONTE: EPEx e Agência Verde-Oliva

Nenhum comentário:

Postar um comentário