22 junho 2020

Argentina desenvolve seu próprio visor montado no capacete (HMD)


A Força Aérea Argentina poderá contar com um modelo de visor montado no capacete (HMD – helmet-mounted display). Isso porque a Universidad de la Defensa Nacional apresentou no fim de maio o primeiro protótipo da tecnologia, tendo sido capaz de adicionar um sistema de realidade aumentada aos capacetes HGU-55P já utilizados pelos militares do país.

O objetivo do projeto é certificar o HMD nacional tanto para aeronaves quanto para veículos terrestres ou aéreos. Inicialmente, devem ser priorizados dados de navegação, mas novas funcionalidades podem ser adicionadas. O equipamento conta com um acelerômetro de três eixos, uma câmera IR instalada no capacete, lentes para visualização próxima e mais uma câmera IR na parte frontal do veículo.

Até o momento, a equipe de engenharia do campus de Córdoba da Universidad de la Defensa Nacional teve êxito com a criação de imagens virtuais a cerca de 5 metros a frente do utilizador. Vários símbolos foram incluídos, sendo possível projetar imagens obtidos por meio de uma entrada HDMI.

O projeto é fruto de um edital de 2016 do Ministério da Defesa do país. Porém, até o momento não há previsão para produção em série. Um dos problemas é a própria falta de aeronaves de combate avançado para operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também