22 junho 2020

1° Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque apoia Estágio Final do Curso de Ensaios em Voo da FAB

Pilotos e engenheiros do Curso de Ensaio em Voo da FAB e instrutores do EsqdVF-1

Nos meses de maio e junho, o 1° Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (EsqdVF-1) apoiou o estágio de Avaliação Final do Curso de Ensaios em Voo (CEV) do Instituto de Pesquisas e Ensaios de Voo (IPEV) da Força Aérea Brasileira (FAB). O curso visa a formação de pilotos e engenheiros qualificados para planejar, executar e gerenciar atividades de testes e ensaios relacionados com voos experimentais de desenvolvimento, modificação, avaliação ou certificação, tanto para aeronaves quanto para sistemas embarcados.

A Avaliação Final do Curso, prevista para ser executada no exterior, não pôde ocorrer, devido à pandemia da Covid-19. Assim, atendendo à demanda da FAB, a Marinha disponibilizou o esforço aéreo necessário para a conclusão do curso nas aeronaves AF-1B e C, com o apoio de instrutores de voo do VF-1, em 12 horas de voo distribuídas em inúmeras surtidas, simples e duplas, a partir do Aeródromo Tenente Jorge Henrique Möller, da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia-RJ.

Durante os voos, os alunos (pilotos e engenheiros) testaram os limites aerodinâmicos das aeronaves, avaliaram os parâmetros de manual dos sensores modernizados, além de realizarem ensaios no sistema de emprego de armamentos e navegação inercial, consolidando, em relatórios detalhados, alguns dados importantes também para a avaliação operacional dos AF-1.

Diante do cenário atual, durante o curso foram cumpridos os protocolos estabelecidos para a prevenção de contaminação das tripulações envolvidas, como o uso de máscaras e esterilização das aeronaves pelos militares componentes da Unidade de Descontaminação Volante da Esquadra em São Pedro da Aldeia.

Conclusão do Curso de Ensaios em Voo, da FAB, com apoio de pilotos e aeronaves do EsqdVF-1, da Marinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também