20 abril 2020

Alemanha encomendará 45 caças da Boeing

Boeing F/A-18E Super Hornet

A Alemanha encomendará 45 caças à Boeing Co. para substituir os jatos Tornado da Luftwaffe, informou a revista Der Spiegel no domingo.

A ministra da Defesa Annegret Kramp-Karrenbauer enviou um e-mail a seu colega dos EUA, Mark Esper, na quinta-feira para informá-lo da decisão, disse a revista, sem identificar a fonte de suas informações. A Alemanha encomendará 30 F/A-18 Super Hornets e 15 EA-18G Growlers, acrescentou a reportagem.

O ministério alemão não pôde ser encontrado imediatamente fora do horário comercial. O Pentágono em Washington se recusou a comentar.

“Enquanto continuamos aguardando um anúncio oficial, continuamos comprometidos em trabalhar em apoio aos governos alemão e norte-americano nesta importante aquisição”, escreveu um porta-voz da Boeing em Chicago por email. Uma combinação de Hornets e Growlers “é ideal para atender aos requisitos de aeronaves de combate e de guerra eletrônica da Alemanha”.

As ações de Kramp-Karrenbauer podem perturbar os social-democratas, parceiros juniores da coalizão governista da chanceler Angela Merkel, já que ela não os informou antes de tomar sua decisão, disse a Der Spiegel.

A antecessora de Kramp-Karrenbauer, Ursula von der Leyen, havia oferecido um compromisso ao SPD, segundo o qual a Alemanha compraria uma combinação de caças dos EUA e o Eurofighter Typhoon fabricado pela Airbus SE, de acordo com a Der Spiegel.

EA-18G Growler

FONTE: Bloomberg via Poder Aéreo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também