21 dezembro 2019

Primeiro caça Gripen E de série da Força Aérea Sueca entra no programa de testes

Saab JAS 39E Gripen 6002, primeiro exemplar de série da Força Aérea Sueca (clique na imagem para ampliar)

O primeiro Gripen E sueco produzido em série está entrando no programa conjunto de verificação e validação, um passo importante para a entrega à Força Aérea Sueca.

Em 20 de dezembro de 2019, a Suécia recebeu o primeiro caça Saab JAS 39E Gripen do país. Esta é a segunda entrega do novo caça Gripen E da Saab de série, o primeiro, 6001, foi entregue à Força Aérea Brasileira.


O Gripen E (39-6002), da Suécia, fez seu primeiro voo em 30 de novembro de 2019. A aeronave de combate entregue participará agora do programa de voo conjunto do FMV, Departamento de Materiais das Forças Armadas da Suécia. No total, o programa de voo de teste conta com cinco Gripen E e o caça Gripen NG Demo 39-7.

O 39-6002 foi recebido pelo FMV, pelo ministro da Defesa da Suécia Peter Hultqvist e pelo comandante da Força Aérea sueca, tenente-general Lars-Erik Englund. Do lado da Saab, o CEO Micael Johansson, Marcus Wallenberg, Presidente do Conselho, e Jonas Hjelm, CEO da Saab Aeronautics.


Ministro da Defesa sueco Peter Hultqvist recebe oficialmente o Saab Gripen E 6002

Como esperado, a Saab entregou o primeiro caça Gripen E de série ao Brasil em setembro de 2019. A Saab deve entregar mais caças Gripen E em 2020.

A Suécia encomendou um total de 60 caças Gripen E. A Força Aérea Sueca espera alcançar IOC do Gripen E ou “Capacidade Operacional Inicial” em 2021.

Os Gripens da Força Aérea Brasileira são designados F-39. O primeiro avião de combate ainda está na Suécia e está participando de um programa de voo de testes. O caça será transportado de avião para o Brasil em 2020. O pedido brasileiro inclui 28 Gripen E monopostos e oito Gripen F bipostos.

Os caças Saab Gripen E/F estão participando do projeto de caça HX da Força Aérea Finlandesa, para substituir os caças multifuncionais F/ A-18 Hornet existentes. O Gripen E visitará a Finlândia no final de janeiro, quando a Força Aérea Finlandesa começará a realizar o HX Challenge, em Pirkkala. Esta será a primeira visita do Gripen E fora da Suécia.


FONTE: Poder Aéreo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também