28 março 2024

Lançamento do ‘Tonelero’, o terceiro submarino Scorpène inteiramente feito no Brasil

No dia 27 de março, o terceiro dos quatro submarinos Scorpène® do programa Prosub foi lançado na base Naval de Itaguaí, na presença do Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e do Presidente francês Emmanuel Macron. O Tonelero foi construído inteiramente no Brasil pela Itaguaí Construções Navais (ICN) graças a anos de transferência de tecnologia bem-sucedida e parceria com o Naval Group



Por Redação Forças de Defesa

Apenas algumas semanas após a entrega do Humaitá, o Tonelero foi lançado com sucesso em Itaguaí e em breve iniciará os testes de mar para ser entregue em 2025. O Angostura, o último submarino da série, será lançado em 2025.

O lançamento do Tonelero demonstra o sucesso do programa Prosub, que é uma extensão chave do acordo de cooperação de defesa estratégica franco-brasileiro assinado em 2008. Este programa não apenas fornece à Marinha do Brasil novas capacidades e contribui para sua ambiciosa estratégia Amazônia Azul, mas também permite que o Brasil dependa cada vez mais de uma base industrial nacional soberana.

“O lançamento do Tonelero é um marco importante para a Marinha brasileira, a ICN, o Naval Group e todos os nossos parceiros. Esse feito é resultado do nosso trabalho em comum para fazer do programa Prosub e sua transferência de tecnologia associada um sucesso. Somos honrados pelo alto nível de confiança que a Marinha brasileira depositou em nossa expertise, e permanecemos totalmente comprometidos em apoiar as necessidades da Marinha brasileira e contribuir para o desenvolvimento de uma forte indústria naval brasileira.” Pierre Éric Pommellet, Presidente e CEO do Naval Group.

Naval Group, um parceiro estratégico de longo prazo da soberania brasileira

Em 2009, a Marinha do Brasil escolheu o Naval Group para seu “Programa de desenvolvimento de Submarinos”, o programa ProSub. O Brasil decidiu reforçar sua força submarina com quatro novos submarinos convencionais (SSK) e o desenvolvimento de um submarino nuclear de propulsão autóctone (SSN).

Os submarinos Scorpène® do programa Prosub são fabricados e montados no estaleiro construído em Itaguaí pela ICN. O Naval Group contribuiu para este programa transferindo tecnologia, fornecendo o arquivo de design do submarino, os equipamentos que compõem os submarinos e assistência técnica para a ICN. Equipes do estaleiro da ICN também foram treinadas em técnicas de construção de submarinos na França, como parte de um vasto programa de treinamento para soldadores, formadores, montadores de tubulações e eletricistas brasileiros. Este treinamento, juntamente com a assistência técnica, permite à ICN dominar todo o processo de produção, desde a formação de chapas metálicas até a comissionamento e teste dos sistemas a bordo.

O Naval Group também selecionou e qualificou muitos fornecedores locais que se juntaram à sua cadeia de suprimentos para o contrato do Prosub, mas também para outras oportunidades de negócios. Dessa forma, os parceiros da empresa podem acessar novos mercados, apresentando o know-how e a experiência adquiridos através do programa. O Naval Group, assim, contribui para o desenvolvimento de um robusto ecossistema industrial naval brasileiro. Centenas de funcionários do Naval Group também estão trabalhando nos bastidores em todos os sites franceses.

O Naval Group também apoia a Marinha do Brasil no projeto do primeiro submarino nuclear brasileiro e fornecerá suporte além da construção dos submarinos durante todo o ciclo de vida das embarcações.

Scorpène®, uma referência chave de submarinos de ataque convencionais para marinhas


O Scorpène® é um submarino moderno, de alta performance e furtivo. Robusto e durável, é um submarino oceânico também projetado para operações em águas rasas. Multipropósito, cumpre todo o escopo de missões como Guerra Antissuperfície e Antissubmarino, operações especiais e coleta de inteligência. Extremamente furtivo e rápido, possui um nível de automação operacional que permite um número limitado de tripulantes, o que reduz significativamente seus custos operacionais. Sua vantagem em combate é destacada pelo fato de que possui 6 tubos lançadores de armas, 18 armas (torpedos, mísseis).

O Scorpène® é equipado com a última geração do sistema de combate SUBTICS®, que atende aos crescentes desafios das missões de submarinos modernos em águas azuis e rasas em todo o domínio da guerra submarina. Altamente modular e escalável, SUBTICS® pode ser integrado tanto em novas plataformas quanto como parte de programas de modernização para submarinos existentes.

Consoles do sistema de combate SUBTICS que equipa os submarinos classe Riachuelo

Além desses quatro submarinos Scorpene®, outras dez unidades projetadas e adaptadas pelo Naval Group para o mercado de exportação estão em serviço operacional ou em construção ao redor do mundo: dois para a Marinha chilena, dois para a Marinha malaia e seis para a Marinha indiana. Esses sucessos demonstram tanto a capacidade do Naval Group de fornecer submarinos de primeira classe quanto de transferir tecnologia com sucesso.

A configuração final do submarino é adaptada para atender às necessidades específicas das marinhas e incorporar as últimas inovações. Por exemplo, o Scorpène® brasileiro é ligeiramente mais longo que o modelo original para transportar uma tripulação maior e mais comida e combustível. Essas modificações permitem patrulhas mais longas e maiores distâncias.

Todos os submarinos Scorpène® brasileiros serão equipados com o novo torpedo pesado de nova geração F21 do Naval Group, para o qual o Brasil é o primeiro cliente internacional.

Sobre o Naval Group

Como um ator internacional na defesa naval, o Naval Group é um parceiro para países que buscam manter o controle de sua soberania marítima. O Naval Group desenvolve soluções inovadoras para atender às exigências de seus clientes. Presente em todo o ciclo de vida das embarcações, ele projeta, produz, integra, dá suporte e moderniza submarinos e navios de superfície, bem como seus sistemas e equipamentos, até a desmontagem. Ele também fornece serviços de estaleiro e base naval. Como uma empresa de alta tecnologia, ele se baseia em sua notável expertise, recursos únicos de design e produção e capacidade de estabelecer parcerias estratégicas, em particular no contexto de transferências de tecnologia. Sempre atento às questões de responsabilidade social corporativa (RSC), o Naval Group é signatário do Pacto Global das Nações Unidas. Com bases em cinco continentes, o grupo gera uma receita de 4,257 bilhões de euros e tem 18.094 funcionários (dados de 31 de dezembro de 2023).

Divulgação: Naval Group

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também