17 fevereiro 2024

Exército conclui transporte de viaturas e armamentos para a fronteira norte

Logística



Boa Vista (RR) – O Exército Brasileiro concluiu o transporte das viaturas e armamentos para reforço da defesa da fronteira norte do país. No último sábado, 10, o Comando Militar da Amazônia (CMA) encerrou as atividades da Operação Roraima, uma grande mobilização logística que envolveu unidades do sul ao norte do país para o transporte dos materiais para a 1ª Brigada de Infantaria de Selva, em Boa Vista.

O esforço é parte da transformação do Esquadrão de Cavalaria Mecanizada de Boa Vista em Regimento de Cavalaria Mecanizada. Após a mudança, prevista para 2025, o Regimento passará a ter três esquadrões e um efetivo de cerca de 600 militares. A iniciativa está alinhada com o Plano Estratégico do Exército, que visa aumentar em 10% o efetivo de tropas do Comando Militar do Norte e do Comando Militar da Amazônia.

A Brigada foi reforçada com Viaturas Blindadas Multitarefa (VBMT) 4x4 Guaicurus; Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal Médio sobre Rodas (VBTP-MR); Viaturas Blindadas de Reconhecimento Média Sobre Rodas (VBR-MSR) EE-9 Cascavel; Mísseis Superfície-Superfície 1.2 Anticarro (MSS 1.2 AC) e viaturas administrativas.

Operação Roraima

O transporte de armas e de equipamentos militares começou no final do ano passado, quando o Comando Militar da Amazônia recebeu os primeiros materiais por via fluvial. Na ocasião, 33 viaturas foram deslocadas, totalizando 50 toneladas.

Em janeiro, dezenas de carros de combate foram movimentados a partir do Comando Militar do Oeste, encaminhados para Roraima em três unidades de marcha. O deslocamento totalizou 2.100 quilômetros por via terrestre até o Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia, de onde o comboio seguiu por via fluvial.

Também foram movimentados dezenas de Mísseis Superfície-Superfície 1.2 Anticarro (MSS 1.2 AC). A transferência dos materiais tem por objetivo incorporar meios ao 18° Regimento de Cavalaria Mecanizado, mais nova Unidade do Comando Militar da Amazônia.

A chegada dos suprimentos a Boa Vista (RR), no final do mês de janeiro, foi acompanhada pelo Comandante do Exército.

Galeria de imagens







Foto: Exército Brasileiro
FONTE: Centro de Comunicação Social do Exército

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também