17 fevereiro 2024

Apronto operacional reúne capacidades da Força de Prontidão no Sul do Brasil

Prontidão



Santa Maria (RS) - Uma verificação do aprestamento individual e coletivo dos efetivos que compõem a Força de Prontidão (FORPRON) da 6ª Brigada de Infantaria Blindada foi realizada na primeira semana de fevereiro. O apronto operacional reuniu cerca de mil militares e 200 viaturas, com destaque para os Carros de Combate Leopard 1A5 BR e para o sistema de defesa antiaérea Gepard.

A Força de Prontidão é composta por tropas que passaram por rigoroso treinamento e foram certificadas como unidade de pronta resposta para o cumprimento das missões da Força Terrestre. Em casos de necessidade, a FORPRON pode ser empregada em operações de defesa externa e de salvaguarda de interesses brasileiros no exterior.

A Força de Prontidão Operacional da 6ª Brigada de Infantaria Blindada foi certificada ao longo de todo o ano de 2023, em um processo dividido em três fases: preparação, certificação e prontidão. Concluídas todas as fases, foi certificado um efetivo de cerca de 1.300 militares.

O apronto operacional realizado no início de 2024 tem a finalidade de reunir todas as capacidades de prontidão nessa grande unidade para o caso de emprego em operações reais. Durante a atividade, foi possível verificar o grau de preparo individual de cada militar e de cada fração, bem como a situação de disponibilidade do material de emprego militar orgânico da Força. Esse apronto operacional serve para garantir as condições de pronto-emprego da tropa em um cenário de real necessidade.


Galeria de imagens





Fotos: 6ª Bda Inf Bld
FONTE: 6ª Brigada de Infantaria Blindada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também