31 janeiro 2024

Comandante do Exército acompanha chegada de viaturas que reforçarão defesa da fronteira

Operação Roraima



Manaus (AM) – O Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, acompanhou a chegada de 50 viaturas ao Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia nesta terça-feira, 30. A chegada do material faz parte da Operação Roraima, uma grande mobilização logística do Exército que envolveu unidades do sul ao norte do país para transporte de equipamentos militares para a região amazônica. As viaturas reforçarão a defesa da fronteira no norte do país.

De acordo com o General Tomás, a chegada dos blindados é resultado do planejamento do Exército Brasileiro voltado para reforçar e priorizar a Amazônia. A transformação do Esquadrão de Cavalaria Mecanizada de Boa Vista em Regimento de Cavalaria Mecanizada está alinhada com o Plano Estratégico do Exército, que tem o compromisso de aumentar em 10% o efetivo de tropas no Comando Militar do Norte e no Comando Militar da Amazônia.

Criação de Regimento

A carga que chegou por comboio fluvial ao Centro de Embarcações é composta de 14 Viaturas Blindadas Multitarefa (VBMT) 4x4 Guaicurus, todas equipadas com sistemas de armas remotamente controlados, meios optrônicos de visão termal e módulos de comando e controle, além de oito Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal Médio sobre Rodas (VBTP-MR) Guarani, seis Viaturas Blindadas de Reconhecimento Média Sobre Rodas (VBR-MSR) EE-9 Cascavel, e outras viaturas administrativas. Os veículos foram transportados por mais de 3.500 quilômetros, desde Campo Grande (MS) até Manaus.

A partir de Manaus, as viaturas seguirão para Boa Vista (RR), onde serão integradas ao 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado – unidade que substituirá o 12º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado. Após a transformação completa da unidade, prevista para 2025, o Regimento passará a ter três esquadrões e um efetivo de cerca de 600 militares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também