01 novembro 2023

Daten anuncia investimento na Columbus e reforça portfólio de Defesa e Segurança

Investimento fortalece a estratégia da Daten para ampliar a participação no setor, agregando mais tecnologia e serviços ao portfólio



Por Portal BIDS

A Daten, empresa 100% brasileira e especializada na produção de equipamentos de informática, anuncia investimento e participação relevante na Columbus – companhia estratégica brasileira do segmento de Defesa e Segurança que produz viaturas e blindados, e foi fundada pelos engenheiros da antiga ENGESA, responsáveis pelo desenvolvimento todos os seus projetos como o URUTU, ícone militar do Exército Brasileiro.

O investimento da Daten representa mais um importante passo na estratégia de ampliar a participação no mercado de Defesa e Segurança, e demonstra o compromisso contínuo da empresa em fornecer soluções de alto desempenho para atender às necessidades em evolução deste setor em um mundo cada vez mais complexo.

“Com o acordo, vamos unir a capacidade de produzir e embarcar tecnologia da Daten aos serviços e projetos da Columbus, levando mais segurança e eficiência operacional para os atores da defesa e segurança”, afirma Augusto Pitanga, diretor da área de Defesa e Segurança da Daten.

A Columbus, agora parte do grupo Daten, traz um conjunto de conhecimentos para fornecer projetos de engenharia, manutenção especializada e peças de reposição para ampliar o tempo de utilização dos produtos de defesa fabricados pela Engesa, historicamente uma das maiores produtoras de equipamentos militares de uso terrestre do país. Os serviços de manutenção e peças de reposição da Columbus atendem toda a linha de viaturas militares fabricadas pela Engesa, como EE-9 Cascavel, EE-11 Urutu, EE-3 (Jararaca) EE-15 (caminhão 4×4), EE-25 (caminhão 6×6), EE-1, entre outras.

Viatura Urutu M-II

A Columbus já atuou em diversas iniciativas com o Exército Brasileiro. A empresa foi responsável pelo projeto e protótipo de revitalização da Viatura Urutu M-II, concluído com aprovação do Centro de Avaliação do Exército Brasileiro (CAEx). O trabalho envolveu a substituição dos itens vitais da viatura, como motor e transmissão, que já haviam sido descontinuados pela indústria automotiva, mantendo as características da viatura original e com baixos custos.

Além de atuar com manutenção e peças de reposição, a Columbus também desenvolve novas viaturas. Por exemplo, a companhia foi contratada pelo Exército Brasileiro para o desenvolvimento do projeto e protótipo da Viatura Leve de Emprego Geral Aerotransportável (VLEGA) Chivunk, que visa atender a Brigada Paraquedista e a Brigada Leve de Infantaria. O projeto foi gerenciado pelo Centro Tecnológico do Exército Brasileiro (CTEx) e resultou na fabricação de três protótipos. A avaliação e aprovação já foram feitas pelo CAEx. Atualmente, o modelo está em fase de aprovação do Lote Piloto.

Família Marruá de Viaturas de Transporte Não Especializado (VTNE)


A Columbus também desenvolveu os modelos com capacidade de carga de ½ tonelada e ¾ tonelada da família Marruá de Viaturas de Transporte Não Especializado (VTNE). Estas unidades foram projetadas seguindo os Requisitos Operacionais Básicos (ROB) e Requisitos Técnicos Básicos (RTB) emitidos pelo Estado Maior do Exército Brasileiro e avaliados pelo CAEx. Os projetos foram vendidos para a Agrale, que já produziu mais de 3.000 unidades destas viaturas.

Viatura Tática Leve (VTL) Marruá

Outra iniciativa da Columbus envolve a Viatura Tática Leve (VTL) Marruá, focada nas necessidades da Brigada Leve de Infantaria. A Columbus foi contratada pela Agrale para desenvolver a solução militar a ser aplicada no modelo, que, inclusive, já é exportado para outros países. A Columbus também atuou, com a Agrale, no desenvolvimento de Viatura de Transporte Não Especializado (VTNE) de 2,5 toneladas, um caminhão para transporte em condições táticas. A empresa transformou um caminhão civil em produção em uma VTNE de aplicação militar segundo Registros Operacionais Básicos emitidos pelo Estado Maior do Exército Brasileiro. A viatura foi submetida à avaliação do CAEx e aguarda adoção pelo Exército Brasileiro.

Segundo Pitanga, esses são importante exemplos de como a Columbus pode atender às demandas atuais de um segmento em rápida evolução tecnológica. “Estamos empenhados em continuar inovando e investindo no desenvolvimento de tecnologias de ponta que garantam a Segurança e a Defesa em um ambiente em constante evolução. Com o investimento na Columbus, reafirmamos nosso compromisso com o setor”, afirma.

Sobre a Daten

Criada em 2001, a Daten é uma das companhias líderes na produção nacional de PCs e notebooks. A empresa é referência no mercado de equipamentos de informática e tem forte presença nos segmentos de governo e corporativo. Possui sólidas parcerias com líderes mundiais, como Microsoft, Intel, AMD, AOC e LG, e se destaca pela presença nacional com ampla rede de suporte e assistências técnicas. Seu centro de tecnologia fica em Ilhéus (BA) e possui escritórios comerciais em São Paulo, Salvador e Recife. Visite: www.daten.com.br.

Sobre a Columbus

Columbus, uma empresa totalmente brasileira, foi iniciada em 1993 por ex-funcionários da área técnico/industrial da Engesa - Engenheiros Especializados S.A. Fundada com propósito de manter, modernizar, desenvolver novos projetos / tecnologias a serem empregadas em Viaturas Militares produzidas no Brasil e exportadas para 20 países. Tem como CEO Odilon Lobo de Andrade Neto, engenheiro mecânico formado pela EESC-USP em 1973, agraciado com a Medalha do Pacificador pelo Exército Brasileiro, membro da Academia Nacional de Engenharia ANE. Columbus traz conhecimento necessário para manter desenvolvimento de tecnologias próprias na área de Viaturas Militares, permitindo ao Brasil autossuficiência no provimento do Exército Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também