11 novembro 2023

Bombardeiro Northorp Grumman B-21 Raider voa pela primeira vez


Por Redação Forças de Defesa

O primeiro bombardeiro B-21 Raider decolou da Planta 42 da Força Aérea em Palmdale, Califórnia, logo após o amanhecer de 10 de novembro, em um voo que terminou na Base Aérea de Edwards, Califórnia, após 90 minutos, segundo observadores locais.

Após a decolagem, o B-21, acompanhado por um caça F-16, subiu com o trem de pouso estendido até uma altitude de 500 pés e depois rumou para leste.

“O B-21 pousou com segurança. Foi um voo de teste”, disse a porta-voz da USAF, Ann Stefanek. “Como confirmado pela USAF, o B-21 está realizando testes de voo”, disse um porta-voz da Northorp Grumman.

“Extensos testes de voo serão conduzidos em conjunto pelo pessoal e pela Força Aérea para validar nossos modelos computacionais e nos aproximar da capacidade operacional”, acrescentou o porta-voz.

Ao realizar o voo em novembro, a fabricante cumpriu a promessa de que o B-21 decolaria até o final de 2023.

A Força Aérea e a fabricante Northrop Grumman apresentaram o avião pela primeira vez em dezembro passado. Depois do B-2, é o primeiro novo bombardeiro dos EUA em mais de três décadas. O B-21 é capaz de transportar munições convencionais e nucleares.

Já estão em produção seis aeronaves de teste, que estão sendo produzidas na linha onde também serão produzidas as aeronaves operacionais.

Além da Northrop Grumman, outras 400 empresas de 40 estados americanos participaram do desenvolvimento e produção da aeronave stealth. A Força Aérea dos EUA pretende comprar pelo menos 100 bombardeiros B-21.

De acordo com as estimativas originais de 2010, segundo a Reuters, cada avião deveria custar 550 milhões de dólares, depois de contabilizada a inflação, o preço de uma aeronave pode agora ser de até 750 milhões de dólares.

Oficialmente, o preço do bombardeiro não foi publicado. O contrato foi celebrado em 2015.




VÍDEO: Primeiro voo do B-21 Raider


Fotos: Matt Hartman – @ShorealoneFilms

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também