07 setembro 2023

Marinha e Stella Tecnologia vão avaliar SARP-E para o NAM Atlântico

Avaliação de características e requisitos para desenvolver o Sistema de Aeronave Remotamente Pilotado Embarcado (SARP-E) para o navio tem prazo até agosto de 2024


Captura de tela de uma simulação do SARP Albatroz operando no NAM Atlântico (Stella Tecnologia)

Redação Forças de Defesa 


No dia 18 de agosto a Marinha do Brasil assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com a empresa Stella Tecnologia, que produz sistemas de aeronaves remotamente pilotadas (SARP), para avaliar características e requisitos técnicos necessários para desenvolver um SARP-E (embarcado). O objetivo é a operação a partir do navio-aeródromo multipropósito Atlântico.

Stella Atobá

A Stella informa em seu site dois produtos já desenvolvidos, o Atobá (imagem acima) e o Albatroz. O Atobá tem peso máximo de decolagem (MTOW) de 500 kg, comprimento de 8 m, envergadura de 11 m, carga paga de 150 kg e autonomia de 20 horas. O alcance informado do datalink é de 250 km.

Já o Albatroz (imagem abaixo) oferece o mesmo MTOW e alcance do datalink numa plataforma com dimensões menores (4 m de comprimento x 7 m de envergadura) e carga paga também menor, de 6 kg. Por outro lado, a autonomia é consideravelmente maior, de 28 horas. Ainda segundo a empresa, ambos podem embarcar múltiplos sensores – evidentemente, dentro dos seus respectivos limites de carga paga.

Stella Albatroz

A grande diferença entre os dois, pensando no desenvolvimento para eventual emprego no NAM Atlântico, é o comprimento da pista para decolagem e pouso: 400 m no Atobá e apenas 150 m no Albatroz – este último dentro do limite do comprimento do convoo do navio (cerca de 200 m).

Além desses dois SARP, a empresa desenvolve o Condor, bem maior e mais pesado, para autonomia de 40 horas, mas que deverá necessitar de pistas maiores, com 600 m.

Confira abaixo o Extrato de Memorando de Entendimento, publicado no Diário Oficial da União (DOU) alguns dias depois da assinatura. 

As imagens do NAM Atlântico e dos SARP da Stella são em caráter meramente ilustrativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também