23 setembro 2023

Força Aérea Indiana planeja adquirir mais 6 aviões de vigilância Embraer 145 AEW&C Netra

Aeronave de vigilância Embraer 145 AEW&C Netra (Foto: IAF)

Nova Deli [Índia], 21 de setembro (ANI) – Com o objetivo de reforçar ainda mais a vigilância ao longo das fronteiras com a China e o Paquistão, a Força Aérea Indiana (IAF) está a reativar o programa de aviões autóctones Netra-I de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW&C), baseado no avião brasileiro ERJ-145 da Embraer.

"Dois dos aviões de vigilância Netra AEW&C, também conhecidos como os 'Eye in the Sky', já se encontram na Força Aérea, depois de terem sido desenvolvidos pela Defence Research and Development Organisation (DRDO). Agora, há um plano para construir mais seis dessas aeronaves, para as quais o trabalho de base já começou", disseram oficiais da Força Aérea Indiana à ANI.

"A DRDO e os nossos oficiais já começaram a procurar fontes para adquirir os aviões Embraer ERJ-145, a fim de os modificar para poderem transportar o radar após a modificação", acrescentaram os oficiais.

A Força Aérea Indiana tem utilizado estas aeronaves de forma muito eficaz ao longo da fronteira entre a China e o Paquistão para vigiar as suas atividades ao longo da fronteira e o seu desempenho tem sido muito eficaz. Sendo uma plataforma de vigilância aérea, tem a capacidade de manter uma vigilância constante e onipresente sobre todo o campo de batalha, disseram os responsáveis da IAF.

A Força Aérea Indiana conta com três AWACS (Airborne Warning and Control System) de Israel e dois aviões de vigilância Netra para as suas necessidades de vigilância.

O programa será realizado juntamente com o projeto Netra-2 AEW&C, no âmbito do qual seis aviões Airbus A321 serão modificados para serem transformados em aviões de vigilância. Isto significa que a Índia irá receber mais 13 aviões AEW&C nos próximos cinco a dez anos. (ANI)

Tradução e Adaptação: Defesa Brasil Notícias
FONTE: ANI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também