12 setembro 2019

Força Aérea Indiana recebe segundo Embraer 145 AEW&C Netra

Embraer 145 AEW&C Netra

NOVA DELI – Dando um grande impulso à capacidade de vigilância ao longo da fronteira ocidental, a Força Aérea Indiana (IAF) introduziu formalmente a segunda aeronave Embraer 145 AEW&C (Airborne Early Warning and Control) em seu inventário.

Chamado Netra (Eye), o sistema AEW&C é um avião produzido domesticamente que desempenhou um papel durante a operação de Balakot.

O sistema é montado em uma aeronave Embraer 145 e foi projetado especificamente para atender aos requisitos operacionais da IAF.

“A aeronave AEW&C é um proverbial ‘Eye in the Sky’ e deriva sua capacidade de combate de um sistema integrado de última geração, composto por múltiplos sensores, permitindo capturar alvos de baixo nível nas profundezas do espaço aéreo do inimigo”, disse a IAF em comunicado.

A aeronave também é capaz de reabastecimento em voo, o que aumenta significativamente sua autonomia operacional na estação de cinco horas para nove horas. Os desenvolvedores alegaram que o avião, equipado com capacidade de detecção por infravermelho, pode alertar os pilotos sobre mísseis a uma distância de até 450 quilômetros.

A primeira aeronave AEW&C foi introduzida na IAF em 2017, que fornece vigilância e controle de defesa aérea a partir do terreno montanhoso de Jammu e Caxemira e através dos desertos do Rajastão.

“Este potente multiplicador de forças também mantém a distinção de realizar o primeiro reabastecimento ar-ar por uma aeronave de transporte no inventário da IAF”, acrescentou a força.

A aeronave AEW&C participou do exercício Cope India 2018, onde controlou caças indianos e norte-americanos.


FONTE: Sputnik News via Poder Aéreo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também