12 julho 2023

Entrada da Suécia na Otan poderá fazer o país optar pelo Embraer KC-390


Por LRCA Defense Consulting

No dia 10 de julho, a Turquia concordou em abrir caminho para a entrada da Suécia na Otan. Assim, a Hungria passou a ser o único membro dessa organização militar que ainda não aprovou a proposta sueca, mas as autoridades húngaras disseram que, se a posição da Turquia mudasse, elas não obstruiriam o processo de adesão do país à Aliança.

Exigência da Otan

Os caças Saab JAS-39 Gripen são a principal arma da Força Aérea Sueca. Dispostos em três esquadrões no país, totalizam cerca de 90 aeronaves em condições de combate.

Em 2022, a Otan exigiu que a Suécia, como condição para sua entrada como país-membro da Aliança, tenha aeronaves que lhe permitam reabastecer seus caças Gripen em voo, já que a antiga frota de seis quadrimotores C-130 Hercules (TP84) atualmente em uso não é capaz de assumir essa tarefa.

No início deste ano, a Suécia voltou a procurar substitutos para os seus seis C-130 Hercules após cancelar a aquisição de quatro C-130J Super Hercules usados da Força Aérea Italiana, cujas primeiras unidades deveriam ser incorporadas neste ano. O negócio foi cancelado porque as aeronaves não preencheriam os requisitos exigidos pela Força Aérea Sueca. Sendo assim, a organização voltou a buscar opções para a substituição do quadrimotor.

Parceria da sueca Saab com a Embraer

A Embraer, liderando um consórcio de empresas brasileiras de alta tecnologia (AEL Sistemas, Akaer, Atech, Inbra, Atmos e outras), está fabricando os caças suecos Gripen E no Brasil desde 09 de maio deste ano, e teve um papel significativo no desenvolvimento da versão biposto Gripen F para a Força Aérea Brasileira.

A Embraer e a Saab anunciaram, em 11 de abril, na LAAD 2023 no Rio de Janeiro, a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) para aprofundar a colaboração no caça JAS 39 Gripen e oferecer o avião de transporte C-390 Millennium da empresa brasileira à Força Aérea Sueca. O último esforço incluirá a avaliação da integração de equipamentos e sistemas fabricados pela Saab no C-390. Os parceiros explorarão novas oportunidades de negócios, como possíveis pedidos futuros para o Gripen fabricado pela Saab no Brasil e em outras partes da América do Sul. O resultado será uma maior colaboração Embraer/Saab em futuros programas Gripen.

A opção pelo Embraer KC-390

A iminente entrada da Suécia na Otan deverá forçar o país a procurar com urgência uma aeronave de reabastecimento em voo (REVO) para seus caças Gripen, a fim de atender à exigência da Aliança.

Assim, somando-se essa necessidade premente da Suécia à exitosa parceria da empresa sueca Saab AB com a Embraer (que resultou no caça brasileiro F-39 Gripen), não é difícil considerar que um possível negócio envolvendo o KC-390 seja a solução mais adequada, rápida e eficaz para a Força Aérea Sueca, haja vista já existir todo um arcabouço tecnológico comum envolvendo empresas dos dois países e, também, o fato de o KC-390 ser uma aeronave multimissão, ou seja, além do reabastecimento em voo, pode ser usado para transporte de tropas e equipamentos militares, lançamento de paraquedistas, missões humanitárias e outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também