12 julho 2023

Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança representa o Brasil na F-AIR 2023

Uma parceria entre Ministério da Defesa, Ministério das Relações Exteriores e ABIMDE garante presença brasileira em evento na Colômbia



Por ABIMDE

O Brasil é o convidado de honra da XI edição da Feira Internacional Aeronáutica e Espacial - F-AIR Colômbia 2023, que será realizada entre os dias 12 e 16 de julho, nas instalações do Aeroporto Jose María Córdova - Rionegro, no departamento de Antioquia, na Colômbia.

Organizado pela Unidade Administrativa Especial de Aeronáutica Civil e pela Força Aérea Colombiana, o objetivo do evento é promover o desenvolvimento da indústria do setor e criar um espaço de diálogo entre provedores e representantes da aviação civil, de defesa, empresas públicas e privadas.

A participação do Brasil foi viabilizada pelo Ministério das Relações Exteriores, pelo Ministério da Defesa e pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE). O diretor de projetos da ABIMDE, Coronel Antonio Ribeiro é quem está à frente da organização e é, também, o responsável pelo projeto do estande, que reunirá oito empresas associadas: Advanced Technologies, Omnisys, IACIT, EDASIM, Avionics, AKAER, ALLTEC e VIAVI. O Pavilhão Brasil também contará com a presença da Embraer, em estande próprio.

O espaço brasileiro disporá de 208 m². Além dos módulos de exposição das oito associadas e do espaço da Embraer, a área vai abrigar uma sala de reuniões, onde serão realizadas as diversas rodadas de negócio já agendadas, e um telão em LED com sonorização para apresentação dos produtos das empresas. “A ideia é apresentar nossas capacidades no setor aeroespacial e buscar oportunidades de negócios”, destacou o Coronel Antonio Ribeiro.

Pavilhão Brasil


A inauguração da feira está prevista para acontecer na tarde do dia 12 de julho, e contará com a presença de autoridades civis e militares colombianas, além de convidados das nações amigas. Depois da cerimônia, a Esquadrilha da Fumaça fará uma apresentação e as aeronaves estacionadas na área externa poderão ser visitadas pelos convidados.

No primeiro dia da feira (13), será realizada uma cerimônia de inauguração do estande brasileiro. Está prevista a presença do Embaixador da Colômbia no Brasil, Guillermo Rivera, do Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, do Secretário de Produtos de Defesa, Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita, entre outras autoridades.

No mesmo dia haverá, no Pavilhão Brasil, uma apresentação da Corporação Cluster Aeroespacial Colombiana (CAESCOL) para as empresas brasileiras, seguido de uma confraternização entre a delegação brasileira e os empresários colombianos para estreitar laços comerciais e de cooperação entre os dois países.

De acordo com o Coronel Antonio Ribeiro, o Brasil tem expectativas positivas para o setor. “Por intermédio de uma plataforma digital disponibilizada no site do evento, já está acontecendo o agendamento de reuniões entre entidades governamentais e privadas. Além disso, a grande procura por horários da sala de reunião do Pavilhão Brasil é um prenúncio de boas oportunidades de negócios para nossas empresas”, disse.

Programação F-AIR


Em paralelo, a programação inclui uma série de palestras que compõe a Agenda Acadêmica do evento, com temas diversos como, por exemplo, o setor aeroespacial, de defesa e drones.

A F-Drone reunirá stakeholders nacionais e internacionais na categoria de aviação não tripulada. Serão feitas exibições comerciais em uma área exclusiva para a demonstração de equipamentos.

O ponto alto da F-AIR serão os shows aéreos de Brasil, Estados Unidos e Colômbia. A Força Aérea Brasileira estará representada por sua mais nova aquisição, o cargueiro Embraer KC-390, e pelas aeronaves Embraer A-29 - Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça, que tem como missão realizar demonstrações aéreas reforçando a missão institucional da FAB.

FONTE: ABIMDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também