27 junho 2023

Saab propõe cooperação industrial como parte da oferta do Gripen para a Colômbia


Por Roberto Jose Garcia Hernandez e Daniel Wasserbly - Janes

A Força Aérea Colombiana (FAC) está mais uma vez trabalhando para substituir sua frota de aviões de caça Kfir, após adiar a seleção final de um novo caça em dezembro de 2022 devido a restrições burocráticas e de tempo, e a Saab está trabalhando para conquistar favoritismo para seu JAS 39 Gripen por meio de cooperação industrial.

A FAC começou a procurar por uma substituição do Kfir há cerca de uma década e explorou propostas para os caças Dassault Rafale, MiG-35, Eurofighter Typhoon, Lockheed Martin F-16 e Gripen.

Mikael Franzén, chefe de Marketing e Vendas da Saab para Aeronáutica, disse à Janes que, além dos caças Gripen (C/D ou E/F), a empresa propôs estabelecer parcerias e capacidades de fabricação no país.

A Saab tem realizado discussões com empresas estatais colombianas como a CIAC (Corporación de la Industria Aeronáutica Colombiana), a Indumil e a Codaltec, explorando possibilidades de estabelecer um hub de inovação. A empresa também tem como objetivo iniciar projetos conjuntos de pesquisa e introduzir uma aeronave não tripulada (UAV, na sigla em inglês) em parceria com a indústria colombiana.

Os acordos de compensação em contratos de defesa geralmente se concentram na manutenção e sustentabilidade da frota, mas Franzén disse que a ideia da Saab seria ir além e estabelecer uma base industrial aeroespacial na Colômbia.

"Sempre tentamos entender as empresas com as quais trabalhamos, sua visão e como podem se desenvolver, porque se você tentar fazer algo diferente, não dará certo. Tentaremos realizar trabalhos de desenvolvimento; também tentaremos algo semelhante ao que foi feito com o Brasil, onde traremos colombianos para a Suécia para treiná-los na Saab", disse Franzén.

Tradução e Adaptação: Defesa Brasil Notícias
FONTE: Janes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também