28 junho 2023

EDGE Group desenvolverá mísseis antinavio em parceria com a Marinha do Brasil

De acordo com um comunicado de imprensa publicado pelo EDGE Group em 20 de junho de 2023, o líder global em tecnologia avançada e defesa estabeleceu uma parceria estratégica com a Marinha do Brasil para o desenvolvimento conjunto de mísseis antinavio de longo alcance de última geração


Teste do Míssil Antinavio de Superfície brasileiro (MANSUP) (Foto: Marinha do Brasil)

O acordo foi assinado em Brasília durante evento em comemoração ao Dia da Marinha do Brasil, com a presença de autoridades de alto escalão dos Emirados Árabes Unidos e do Brasil.

Sob este acordo, o EDGE Group contribuirá para o desenvolvimento de mísseis antinavio de longo alcance e oferecerá soluções avançadas, como a tecnologia anti-jamming desenvolvida pelos Emirados Árabes Unidos.

A Marinha brasileira facilitará testes abrangentes desses novos mísseis usando sua frota. Essa colaboração não apenas enfatiza a visão compartilhada de inovação entre as duas partes, mas também abre possibilidades para exportações para mercados globais importantes.

O Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, da Marinha do Brasil, elogiou os avanços recentes em seu programa nacional de mísseis antinavio (MANSUP), atribuindo-os ao apoio da Indústria Nacional.

Ele destacou que a parceria com o EDGE Group consolidará ainda mais seus esforços de pesquisa, desenvolvimento e inovação, aumentando assim a eficácia do programa e as capacidades operacionais da Marinha.

Desde 2019, o EDGE Group tem se destacado como um importante player no cenário global de tecnologia avançada e defesa. A empresa se orgulha de suas parcerias ao redor do mundo, com o objetivo de desenvolver a capacidade de defesa por meio da transferência de tecnologia e compartilhamento de conhecimentos. Recentemente, ampliou sua presença na América Latina ao abrir um escritório regional em Brasília.

Sobre o MANSUP


O Míssil Antinavio Nacional de Superfície (MANSUP), é um projeto de míssil antinavio desenvolvido pela Avibras, Mectron, Atech e Omnisys para a Marinha do Brasil. O projeto, no valor de US$ 75 milhões, tem desempenho comparável ao MBDA MM40 Exocet Block II.

O primeiro protótipo do míssil foi lançado pela corveta Barroso da Marinha do Brasil em novembro de 2018. Lançamentos subsequentes foram feitos em março e julho de 2019 pela fragata Independência (F44).

O quarto lançamento do MANSUP a partir da fragata Constituição (F42) ocorreu em 20 de setembro de 2022, como parte da campanha de qualificação antes da produção em série dos mísseis.

A Marinha realizou o quinto lançamento de teste do MANSUP em 27 de abril de 2023. A Marinha do Brasil planeja equipar os submarinos da classe Riachuelo, os submarinos da classe Álvaro Alberto e as fragatas da classe Tamandaré com variantes do MANSUP.

Tradução e Adaptação: Defesa Brasil Notícias
FONTE: Navy Recognition

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também