01 junho 2023

Dia Internacional dos Peacekeepers destaca credibilidade dos militares brasileiros junto às Nações Unidas


Rio de Janeiro (RJ) – “A paz começa em cada um de nós”. A frase que compõe a Ordem do Dia alusiva ao Dia Internacional dos Peacekeepers das Nações Unidas, comemorado no dia 29 de maio, marcou a formatura geral das organizações militares (OM) localizadas no Palácio Duque de Caxias (PDC), no dia 30 de maio. A atividade foi realizada no pátio do PDC e presidida pelo Comandante Militar do Leste, General de Exército André Luis Novaes Miranda, contando ainda com a participação de autoridades civis e militares.

No evento, os chamados "boinas azuis" das Forças Armadas e de diversas instituições ganharam lugar de destaque. Após o momento de reflexão ministrado pelo capelão e do canto do Hino Nacional Brasileiro, o General Novaes e o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Exército Richard Fernandez Nunes, acompanhados da Embaixadora Daniella Xavier Cesar e de representantes das Forças Armadas, da Defesa Civil e das Forças Policiais realizaram uma aposição floral em homenagem aos que tombaram durante as missões.


Em seguida, foi executado o toque de silêncio, como forma de demonstrar o respeito, a saudade e o reconhecimento aos brasileiros mortos durante o cumprimento do dever, nas diversas Missões de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ao fazer uso da palavra, o Comandante Militar do Leste, enfatizou a importância da atuação dos militares brasileiros na manutenção da paz. “Nós somos integrantes da ONU. Somos pioneiros. Já contribuímos inúmeras vezes e estamos sempre prontos para retornar quando for entendido ser o momento. Temos que acreditar nessa ferramenta importante que é a manutenção da paz".


Ao término da atividade, o grupamento dos peacekeepers e das OM do PDC desfilaram em continência ao Comandante Militar do Leste.

Formatura conta com participação de Oficial brasileira em recente missão da ONU
Representando o Exército Brasileiro a serviço de uma das mais recentes missões da ONU no continente africano, a Major Gabriela Rocha Bernardes, Oficial de Relatórios do Comitê Permanente de Cessar-Fogo da Missão Integrada das Nações Unidas de Assistência à Transição no Sudão (UNITAMS), também participou da formatura. Desde o mês de junho de 2022, ela atua na UNITAMS, em função cujo objetivo é monitorar e registrar os acordos e as negociações de cessar-fogo na região de Darfur, oeste sudanês.

Nesse contexto, a referida militar desempenha um papel destacado, consolidando a grande credibilidade brasileira neste tipo de missão, resultado direto do sucesso do Exército em missões internacionais anteriores da ONU.

A crescente participação feminina brasileira nas missões de paz reflete o alinhamento com a agenda “Mulher, Paz e Segurança”, assim como com a “Estratégia de Paridade de Gênero da ONU”.


Dia dos Mantenedores da Paz


O Dia Internacional dos Mantenedores da Paz rememora o dia 29 de maio de 1948, por ocasião do monitoramento do acordo de cessar-fogo árabe-israelense.

Desde o advento dessa missão, inclusive, o Brasil participa, de forma pioneira, ativa e exitosa, com a presença de observadores militares, oficiais de estado-maior, policiais, contingentes de tropas, viaturas, aeronaves e navios, que estiveram presentes em 42 das 71 operações de paz que foram conduzidas.

Atualmente, entre as operações de paz em curso, no Chipre, no Iêmen, no Líbano, no Mali, na República Centro-Africana, na República Democrática do Congo, no Saara Ocidental, na Somália, no Sudão, no Sudão do Sul e em Abyei, o Brasil emprega 88 militares, que desempenham missões individuais ou integram tropas multinacionais, sendo 70 homens e 18 mulheres.

A tradição brasileira de 75 anos de muito trabalho e sacrifício a serviço da paz mundial permite prestar-se o reconhecimento aos mais de 53 mil militares que atuaram como capacetes azuis, manifestando igualmente a gratidão e o respeito aos mais de 40 brasileiros falecidos no cumprimento do dever em missões de paz.

Fotos: Cb Francilaine e Sd R. Menezes
FONTE: Comando Militar do Leste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também