13 maio 2023

República Tcheca está preparando a compra de novos aviões de transporte

Cabine do avião Embraer C-390 Millenium (Foto: Petr Bušta)

Por Iveta Vávrová - iROZHLAS.cz

De acordo com o comandante da Força Aérea da República Tcheca, Petr Čepelka, um dos principais favoritos é o avião C-390 da Embraer. Ele afirmou que o avião bimotor de transporte, produzido em parceria com a empresa tcheca Aero Vodochody, é ideal para as necessidades militares. O general Čepelka fez essas declarações à rádio Radiožurnál na exposição que o exército realiza no centro de Praga.

Segundo Čepelka, a Força Aérea poderia ter dois desses aviões que, com a participação da Aero Vodochody, são produzidos na República Tcheca. Atualmente, o Ministério da Defesa está preparando as condições de compra.

Trata-se de um avião de transporte de médio porte, capaz de transportar veículos militares, como os Pandur, que os soldados não podem transportar por via aérea no momento.

"No momento, estamos finalizando as consultas para as especificações do avião de transporte de médio porte. Acredito que, nos próximos dias, essas especificações serão encaminhadas para a área de aquisições", informou o general Petr Čepelka, acrescentando que, ao escolher o avião adequado, é necessário levar em consideração uma série de circunstâncias.

"Uma delas é o tamanho do avião, a outra são os custos associados à sua operação. Devemos considerar a infraestrutura que temos na República Tcheca e, se avaliarmos todas as circunstâncias importantes que afetam a aquisição de um tipo de tecnologia aérea como essa, então o avião dessa categoria, como o Embraer C-390, pode ser a escolha certa", acrescentou Čepelka.

A Embraer voa mais rápido e pode transportar mais carga do que outros aviões militares de médio porte, segundo o site Aeroweb. Isso o torna adequado para uso militar.

No sábado, soldados tchecos mostram alguns de seus equipamentos em uma exposição na loja de departamentos Flora, em Praga, onde estão organizando o Dia do Exército. Seu objetivo não é apenas apresentar tecnologia, mas também atrair novos interessados ​​em servir no exército.

Tradução e Adaptação: Defesa Brasil Notícias
FONTE: iROZHLAS.cz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também