13 maio 2023

CV90 desembarca no Brasil para testes


Por Paulo Roberto Bastos Jr.*

No ultimo sábado, dia 05 de maio, desembarcou no Porto do Rio de Janeiro a viatura blindada de combate de fuzileiros (VBC Fuz) CV90, da BAE Systems Hägglunds, para ser demonstrado ao Exército Brasileiro (EB).

A viatura foi transportada pelo navio mercante holandês MV MITIQ, que deixou o porto de Norrköping, na Suécia, no dia 14 de abril, junto com dois caças F-39E Gripen, da Força Aérea Brasileira (FAB). As aeronaves desembarcaram em no Porto de Navegantes, em Santa Catarina, na última sexta-feira (05/05) e o navio seguiu para o Rio de Janeiro.

O CV90, ou Combat Vehicle 90, é uma família de veículos de combate blindados suecos projetados pela Administração de Material de Defesa da Suécia (Försvarets Materielverk – FMV) em conjunto com as empresas Hägglunds e Bofors, em meados da década de 80 e entrou em serviço na Suécia em meados da década seguinte com o nome de Stridsfordon 90 (Strf 90). Atualmente o veículo é ofertado pela BAE Systems e se encontra em sua 4ª geração é considerado um dos mais capazes de sua categoria, possuindo 15 variantes em operação em sete nações, incluindo quatro membros da OTAN, também foi adquirido por Eslováquia e está sendo negociado com a Tchéquia. Este ano também foi divulgado que a Ucrânia receberá 51 doados pela Suécia.

Imagem do CV9030 MK III no Porto do Rio de Janeiro

A versão trazida é a MK III (apesar da empresa oferecer a MK IV), equipada com um canhão automático Bushmaster II, de 30×173 mm, metralhadora coaxial de 7,62×51 mm e lançadores de granadas fumígenas. Será levada para o Centro de Avaliações do Exército (CAEx), onde deverá passar por uma série de demonstrações com o objetivo de ser apresentado como uma opção para o projeto VBC Fuz, do Programa Estratégico FORÇAS BLINDADAS, que devem iniciar a partir do próximo mês.

A viatura ainda se encontra no porto, onde a empresa cuida dos tramites alfandegários.

Família CV90 apresentada para comitiva do EME, em setembro de 2022


Nota do Autor: Aguardem mais informações sobre o CV90 no Brasil e um artigo completo na próxima edição da revista Tecnologia & Defesa.

FONTE: Tecnologia & Defesa

*Sobre o Autor: Paulo Roberto Bastos Jr.
Engenheiro de automação e Pesquisador militar, especialista em blindados e forças motomecanizadas da América Latina e Caribe.

Nota do Defesa Brasil Notícias: Matéria reproduzida com autorização do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também