17 maio 2023

Operação Pantheon capacita mais de 1.200 homens e mulheres


Rio de Janeiro (RJ) – As organizações militares da 1ª Divisão de Exército executaram a Operação Pantheon para o adestramento avançado da tropa para a atuação em ambientes urbanos. Os exercícios foram planejados pelo Comando Militar do Leste e foram realizados de 2 a 12 de maio por unidades do Rio de Janeiro, Niterói, Petrópolis (RJ), Juiz de Fora, Santos Dumont e São João Del Rei (MG).

A Operação Pantheon empregou aproximadamente 1.200 homens e mulheres, divididos na Força Tarefa Montanha e Força Tarefa De Guerra. Os militares desenvolveram uma série de atividades visando promover e avaliar o estado permanente de adestramento e prontidão, de modo a permitir seu emprego imediato.

Durante o exercício, diversas atividades operacionais foram executadas com foco nas diversas missões de operações em ambiente urbano. As forças tarefas passaram por rigorosas inspeções em aprestamento individual e coletivo, realizaram marchas de 12 km através campo, exercícios de maneabilidade nível Pelotão e execução de tiro real. Os militares também colocaram em prática as técnicas de instalação e operação de posto de segurança estático, na hidrelétrica de Paracambi (RJ), montagem e operação de postos de bloqueio de vias urbanas e investimento à localidade, entre outros exercícios.

O Centro de Adestramento Leste avaliou o desempenho das tropas por meio de simulação viva, auxiliando o Comando da 1ª Divisão de Exército a alcançar os objetivos propostos. Os militares do Centro de Adestramento também atuaram como força oponente durante os exercícios, apoiando a simulação e a qualificação do exercício de campanha.

Nas palavras do Comandante da 1ª Divisão de Exército, General de Divisão Eduardo Tavares Martins, "a Operação Pantheon atingiu todos os objetivos propostos, sem qualquer tipo de intercorrência, permitindo o adestramento de 30 pelotões e garantindo à 1ª Divisão de Exército um significativo poder de combate.”

Ação Cívico-Social


Os exercícios operacionais do Exército são frequentemente acompanhados de ações cívico-sociais em benefício dos moradores próximos à área de atuação. Na Operação Pantheon, uma série de atividades beneficentes foram realizadas em parceria com a prefeitura de Paracambi (RJ), no Centro Cultural Municipal Cassino.

O evento iniciou com a apresentação de hinos e canções militares pela banda de música do 57º Batalhão de Infantaria Motorizado. Em seguida, militares da Polícia do Exército realizaram uma demonstração com os cães de guerra, que contou com grande atenção do público presente. Houve exposição materiais militares, como mochila de combate, capacete balístico, roupa para desminagem, detector de minas, uniforme de mergulho e colete balístico. Também foram exibidos veículos adaptados para operações militares, como caminhão oficina, ambulância e a viatura blindada Lince K2. Ao percorrer as exposições, o público pôde conhecer um pouco mais do dia a dia do Exército Brasileiro.

A Prefeitura de Paracambi disponibilizou estandes para atendimento médico-odontológico, com exames gratuitos de aferição de pressão arterial e de eletrocardiograma. Médicos e dentistas do Exército apoiaram os atendimentos, conscientizando a população sobre a importância do cuidado com a saúde.

Galeria de imagens: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também