18 maio 2023

Operação Ágata apreende 400 quilos de drogas na fronteira


Manaus (AM) – Comando Conjunto Uiara da Operação Ágata realizou uma grande apreensão de droga na madrugada desta terça-feira, dia 16. Durante patrulhamento fluvial, militares do 3º Batalhão de Infantaria de Selva realizaram a abordagem de três indivíduos em uma embarcação do tipo voadeira. Na embarcação, foram localizados cerca de 400 quilos de maconha tipo skank. A embarcação e a droga foram apreendidas e os suspeitos foram detidos e encaminhados à Polícia Federal.

A atuação do Comando Conjunto Uiara acontece por meio da cooperação entre as Forças Armadas no combate a crimes na região da tríplice fronteira da Amazônia (Brasil, Colômbia e Peru). O Comando realiza patrulhamentos aéreo, terrestre e naval para o combate a crimes ambientais e crimes relacionados à área de fronteira. Na semana passada, o Comando apreendeu uma embarcação e duas dragas do garimpo ilegal.



Operação Ágata


A Operação Ágata tem o objetivo de combater crimes transfronteiriços e ambientais, além de intensificar a presença do Estado Brasileiro na faixa de fronteira. É coordenada pelo Ministério da Defesa e executada pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira em cooperação com órgãos federais, estaduais e municipais e agências governamentais.

No Comando Conjunto Uiara, as Forças Armadas atuam em coordenação com a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Polícia Federal e a Secretaria Especial de Saúde Indígena.

FONTE: Comando Militar da Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também