23 maio 2023

Departamento de Defesa sul-africano anuncia possível parceria com a Embraer


Por defenceWeb

A Ministra da Defesa e Veteranos Militares, Thandi Modise, afirmou que seu departamento espera em breve anunciar publicamente uma parceria com a Embraer para a fabricação e reparo de aeronaves na África do Sul.

Modise falou no Parlamento em 23 de maio durante o debate sobre o orçamento de defesa. "Esperamos que em breve possamos anunciar, publicamente, a parceria com a Embraer para fabricar e reparar aeronaves na África do Sul. Seria um impulso para a nossa indústria de defesa. Também nos permitirá pressionar nosso próprio governo a investir mais dinheiro", afirmou.

Seus comentários surgem duas semanas depois que o comandante da Força Aérea Brasileira,Tenente-Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, informou ao Comitê de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado brasileiro que o Brasil está negociando com vários países a venda da aeronave tática de transporte Embraer KC-390 Millennium, incluindo a África do Sul.

Damasceno disse que a África do Sul, assim como Áustria, República Tcheca, Egito, Índia, Ruanda, Coreia do Sul e Suécia, são potenciais compradores do KC-390, que já foi adquirido pelo Brasil, Hungria e Portugal.

O KC-390 pode transportar até 26 toneladas de carga a uma velocidade máxima de 850 km/h. Tem um alcance de 6.000 km.

Em fevereiro, o Tesouro Nacional concedeu à Força Aérea Sul-Africana (SAAF) um bilhão de rands adicionais para revitalizar a "capacidade de transporte aéreo médio" da SAAF. O financiamento será destinado aos seis restantes C-130BZ Hercules da frota (a SAAF possuía nove Hercules em condições operacionais, mas dois foram descartados em acidentes e um foi canibalizado para peças de reposição).

Em janeiro, o Chefe da SAAF, Tenente-General Wiseman Mbambo, afirmou que "em nosso caminho adiante, a capacidade de transporte médio está no centro de nossa atenção. Além disso, há muita discussão em torno da capacidade de transporte estratégico. Não é surpresa que essa capacidade esteja sendo mencionada. A realidade que enfrentamos é que a África do Sul não está em uma posição estratégica. Nossa localização não pode ser alterada. Precisamos ter pernas muito fortes para nos conectar ao restante do continente e do mundo."

A SAAF gasta milhões de rands alugando aeronaves para transportar tropas e equipamentos da República Democrática do Congo e Moçambique, pois não possui aeronaves de transporte em quantidade suficiente.

Em seu discurso no debate sobre o orçamento, Modise não deu mais detalhes sobre a colaboração com a Embraer. Ela mencionou que o Chefe das Forças de Defesa Nacional da África do Sul (SANDF)
 "recebeu instruções para encontrar maneiras de revitalizar o SANDF. Não se trata apenas de recrutar pessoas, mas também de analisar sistemas, atualizar e revitalizar capacidades, encontrar maneiras de preservar e manter."

Tradução e Adaptação: Defesa Brasil Notícias
FONTE: 
defenceWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também