27 abril 2023

Akaer comemora sucesso do primeiro voo da aeronave Hürjet


O TAI Hürjet é um monomotor para missões de treinamento e combate leve, assento tandem e supersônico, em desenvolvimento pela Turkish Aerospace Industries T.A.I.

O papel da Akaer no projeto Hürjet é de ajudar no desenvolvimento do demonstrador de conceito e avião de série, sendo responsável pela engenharia do produto de toda a fuselagem traseira e por contribuir para o desenvolvimento da fuselagem central e entradas de ar.


Temos envolvidos no projeto um time de profissionais nas áreas de desenho e engenharia estrutural, projeto elétrico, hidráulico, sistemas de combustível e sistemas ambientais.

Na terça-feira, 25 de abril, o programa atingiu um grande marco no desenvolvimento desta aeronave com a realização do primeiro voo, na Turquia. Foram 26 minutos de voo até o pouso em segurança, como planejado.


Este marco representa uma grande conquista para a Akaer e sua equipe de profissionais que dedicaram milhares de horas a este projeto, desenvolvendo em tempo recorde a aeronave, desde a concepção até o primeiro voo em pouco mais de dois anos (março 2021 até abril 2023).

A recente aquisição de caças para a Força Aérea Brasileira, com compensação por meio da transferência de tecnologia, teve papel de destaque para que este marco fosse atingido, demonstrando na prática que a Akaer e seus 50 engenheiros atuando diretamente no projeto Hürjet demonstraram que o Brasil adquiriu a capacidade de projetar aeronaves supersônicas de ataque e superioridade aérea, gerando riqueza para o país e comprovando a qualidade da engenharia de ponta.

FONTE: Akaer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também