09 março 2023

Exército Brasileiro avança no desenvolvimento do míssil anticarro MSS 1.2 AC


Rio de Janeiro (RJ) - O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) - “Campo de Provas da Marambaia/ 1948” apoiou o Centro Tecnológico do Exército (CTEx) e a empresa SIATT Engenharia, Indústria e Comércio Limitada, durante a etapa de testes de engenharia do Sistema Míssil Superfície-Superfície 1.2 Anticarro (MSS 1.2 AC), realizada entre os dias 27 de fevereiro e 3 de março.

A campanha contou com a presença de engenheiros e técnicos militares e civis e consistiu na realização do lançamento de um míssil telemétrico contra um alvo posicionado a dois mil metros. O objetivo foi validar a solução implementada no êxito do último tiro, em 9 de fevereiro, através da comprovação de que as alterações realizadas nos subsistemas do míssil foram bem-sucedidas, o que representa um marco para a continuidade da Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do MSS 1.2 AC.

Após o êxito dos testes, ocorrerá a fase de Avaliação Técnica, durante a qual o armamento será submetido a diversas condições que simulam os variados cenários nos quais pode ser empregado, dentro de parâmetros logísticos e operacionais, tais como altas e baixas temperaturas, névoa salina e vibração ao transporte. Após submissão a essas condições, o míssil deverá estar em condições de atender a todos os requisitos de desempenho e segurança previstos.

A P&D seguida pelo Teste e Avaliação (T&A) do Míssil Anticarro MSS 1.2 AC constitui-se em importante atividade do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército (SCTIEx) em conjunto com a Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS), dotando a tropa com Material de Emprego Militar (MEM) que atenderá às demandas do combate moderno, com mobilidade, elevada potência de fogo e capacidade de engajar diferentes tipos de alvos.












FONTE: CAEx

2 comentários:

Leia também