16 fevereiro 2023

CAEx apoia Centro Tecnológico nos testes de engenharia do Míssil Superfície-Superfície 1.2 Anticarro


Rio de Janeiro (RJ) – O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) – “Campo de Provas da Marambaia/ 1948” - apoiou o Centro Tecnológico do Exército (CTEx) e a empresa SIATT – Engenharia, Indústria e Comércio Ltda, durante a etapa de testes de engenharia do Sistema Míssil Superfície-Superfície 1.2 Anticarro (MSS 1.2 AC), realizada entre os dias 6 e 9 de fevereiro.

A citada campanha de lançamento, que contou com a presença de engenheiros e técnicos, militares e civis, teve por finalidade verificar a efetividade dos aperfeiçoamentos implementados no Sistema de Armas MSS 1.2 AC, cujo ensaio consiste em um lançamento de míssil telemétrico, contra um alvo posicionado a dois mil metros.

A instrumentação da atividade compreende dois sistemas de telemetria: um na Banda L, e o outro, na banda S. Esta possui duas estações em redundância, que permitem o acompanhamento dos diversos componentes e subsistemas do míssil em tempo real, durante o lançamento e após o término do voo.

Para incremento da verificação da trajetografia do míssil, além da telemetria do sistema, os testes são apoiados por um conjunto de câmeras e drones, de forma que o ensaio permita validar a configuração atual do sistema, para que seja implementada nos demais exemplares que serão utilizados posteriormente na continuidade da subfase técnica da “Avaliação do Lote Piloto”.




O sucesso do teste ratifica a capacidade do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação de, juntamente com a Base Industrial de Defesa e Segurança, desenvolver produtos nacionais através do emprego de alta tecnologia, provendo à Força Terrestre maior portabilidade, flexibilidade e precisão no combate contra veículos blindados, por meio de um sistema de armas para lançamento de míssil superfície-superfície, anticarro, de médio alcance e guiado a laser, para uso por tropas em solo ou em viatura.





FONTE: CAEx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também