27 março 2023

Exército Brasileiro avança na integração de redes de banda larga na Região Amazônica


Manaus (AM) – Equipes técnicas do 4º Centro de Telemática de Área (4º CTA), sediado em Manaus, iniciaram os trabalhos para viabilizar a transferência da operação de uma rede de fibras óticas subfluviais para o Centro de Operações da Telebras. A iniciativa faz parte do Projeto Amazônia Conectada (PAC), que busca ampliar o alcance das políticas públicas de inclusão digital na região Norte do país.

O ambiente operacional do 4º CTA, incluindo as condições da Rede Metropolitana de Manaus e a gerência e operação da Rede Vitória Régia (RVR), foi apresentado a uma comitiva composta por representantes da Telebras e do Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEx), nos dias 14 e 15 de março.

As equipes técnicas realizaram o intercâmbio de informações e visitaram os datacenters da Divisão de Operação do 4º CTA e do Projeto Amazônia Conectada, onde estão localizados os equipamentos para funcionamento do sistema. No dia seguinte, deslocaram-se para a cidade de Novo Airão (AM), para conhecer a infraestrutura de um ponto de presença em operação do PAC.



Projeto Amazônia Conectada

O Projeto Amazônia Conectada nasceu da necessidade estratégica de conectar as unidades do Exército Brasileiro na região Amazônica Ocidental. Por meio do lançamento de cabos de fibra óptica pelos leitos dos rios, a Rede Vitória Régia é uma infraestrutura de rede de dados de alta velocidade seguros e confiáveis, para suporte às atividades de Comando e Controle, administrativas e operacionais do Ministério da Defesa na região.

Além das ações de defesa do país, a rede de comunicações estabelecida pelo projeto também permite que outros órgãos da administração pública federal, estadual e municipal, possam implementar políticas públicas de inclusão digital. A iniciativa permite integrar a população do interior do estado do Amazonas a serviços digitais, em áreas como a telemedicina, ensino a distância, segurança pública, trânsito e turismo.


Fotos: Sd Otávio
FONTE: 4º CTA / Edição: CCOMSEx, por Ten Lauro Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também