17 fevereiro 2023

Tecnologia: Inteligência Artificial tem sucesso na pilotagem de caça F-16


Um sistema de Inteligência Artificial (IA) conseguiu pilotar, com sucesso, um jato X-62A VISTA, uma plataforma de testes da Lockheed Martin baseada no F-16. Foi a primeira vez que houve testes do tipo com uma aeronave dessa categoria. As atividades ocorreram entre 1º e 16 de dezembro.

Além de avaliar a pilotagem básica da aeronave, também foram executadas manobras típicas de combates além do alcance visual (BVR) e no alcance visual (dogfight). O adversário era virtual, também controlado por IA.

Os testes tiveram como ponto de partida a Base Aérea de Edwards, na Califórnia, onde fica a escola de pilotos de testes da Força Aérea dos EUA (USAF TPS). A divisão Skunk Works, responsável por desenvolvimentos avançados da Lockheed Martin, lidera o projeto.

O X-62A VISTA, sigla para Variable In-flight Simulation Test Aircraft, foi criado para permitir a simulação de desempenho de outras aeronaves. A aeronave era anteriormente designada NF-16D. Agora, para voar controlado por IA, o X-62A VISTA conta com o Enterprise Mission Computer Block 2, conhecido como “Einstein Box”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia também